PUBLICIDADE

WhatsApp dedo duro! Novo recurso vai entregar quem tirou print do seu Status


O WhatsApp pode em breve começar a alertar sobre capturas de tela feitas em publicações de Status. O recurso foi descoberto em uma versão de testes do mensageiro, conforme revelou o site Android Authority.

A novidade está presente na versão 2.25.12.19 do WhatsApp Beta para Android. Por padrão, a função aparece desativada, mas o site conseguiu habilitá-la para visualizar seu funcionamento.

Como deve funcionar a detecção de prints de Status do WhatsApp?

Com o recurso ativado, o WhatsApp exibe um aviso de que uma captura de tela foi detectada logo após o print de um Status. No entanto, ainda não está claro se essa notificação será enviada ao autor da publicação ou se ficará restrita ao usuário que tirou o print.

O WhatsApp prepara para começar a detectar a captura de tela. (Fonte: Android Authority/Reprodução)

A detecção de capturas de tela foi implementada de forma nativa no Android 14. Antes, esse tipo de função dependia de soluções próprias — como acontece no Snapchat. Com a integração às APIs do sistema, qualquer desenvolvedor pode ativá-la de maneira mais simples.

Os Status do WhatsApp são postagens temporárias, que desaparecem após 24 horas. A Meta idealizou o recurso como um espaço para reflexões rápidas ou momentos do cotidiano, sem a intenção de mantê-los fixados em um feed.

Recurso pode desencorajar prints de Status

A possibilidade de denunciar prints ao autor da postagem é uma forma de desencorajar registros não autorizados, reforçando o caráter efêmero do conteúdo compartilhado.

Por enquanto, o recurso ainda não está ativo na versão Beta do WhatsApp, e não há confirmação oficial de que será lançado para o público geral. Mesmo assim, vale ficar atento ao que se registra por aí — os prints podem estar com os dias contados.

Fique ligado no TecMundo para acompanhar todas as novidades do WhatsApp e do universo dos apps que fazem parte do seu dia a dia!


Avatar do(a) autor(a): Igor Almenara Carneiro

Redator de tecnologia desde 2019, ex-Canaltech, atualmente TecMundo e um assíduo universitário do curso de Bacharel em Sistemas de Informação. Pai de pet, gamer e amante de músicas desconhecidas.




Tecmundo

Redirecionando…

Mais recentes

PUBLICIDADE

Rolar para cima