PUBLICIDADE

Webconferência promovida pelo ISD discute o paradesporto como ferramenta de reabilitação; saiba como participar


O Instituto Santos Dumont (ISD) anuncia o novo ciclo de atividades do SIG Re(h)abilitar para 2025, que terá como tema “Paradesporto como ferramenta de reabilitação”. O projeto, parte da Rede Universitária de Telemedicina (RUTE), busca nesta edição fomentar a discussão e o compartilhamento de conhecimento entre profissionais da saúde – incluindo da Educação Física, pesquisadores e estudantes sobre o impacto do paradesporto na habilitação e reabilitação de pessoas com deficiência.

Desde 2018, o SIG Re(h)abilitar tem promovido debates sobre diferentes abordagens dentro da reabilitação, sempre por meio de webconferências acessíveis a participantes de todo o Brasil. Em 2025, o programa contará com apoio da Coordenação-Geral de Saúde da Pessoa com Deficiência do Ministério da Saúde, da Secretaria de Paradesporto do Ministério do Esporte, da Subsecretaria de Esporte do Rio Grande do Norte e da Secretaria de Esporte e Lazer de Macaíba/RN.

A programação conta com palestras da coordenadora do CER ISD, Camila Simão; do coordenador-geral de saúde da Pessoa com Deficiência do Ministério da Saúde, Arthur Medeiros; da coordenadora-geral de Programas e Projetos Paradesportivos Ministério do Esporte, Vânia Tie Koga Ferreira; e de paratletas, entre outros convidados. “O objetivo principal do SIG é promover a troca de experiências entre serviços e pessoas, com o intuito de fortalecer o paradesporto como ferramenta para a reabilitação de pessoas com deficiência. Vamos mostrar que, mesmo com recursos limitados, é possível implementar essa estratégia no contexto dos Centros Especializados em Reabilitação”, explica Camila Simão.

As sessões serão realizadas mensalmente, sempre na primeira segunda-feira do mês, no horário das 13h30 às 15h, com início em 07 de abril de 2025, de forma síncrona. A programação contará com especialistas da área, paratletas e gestores de políticas públicas, promovendo discussões sobre a estruturação do paradesporto no Brasil, a cooperação entre Ministérios, modelos de desenvolvimento esportivo para pessoas com deficiência, inovações tecnológicas no setor e relatos de experiências exitosas.

As transmissões serão realizadas pela plataforma RUTE, permitindo a participação de interessados de todo o território nacional. O acesso é gratuito, sendo necessário apenas cadastro prévio na plataforma.

Confira o calendário de webconferências do SIG Re(h)abilitar 2025:

07/04 – Cenário atual e perspectivas futuras do Paradesporto no Brasil

05/05 – Acordo de cooperação técnica entre Ministério do Esporte e Ministério da Saúde

02/06 – Organização da rede para integração do Paradesporto nos Centros Especializados em Reabilitação (CERs)

07/07 – Modelo de desenvolvimento Paradesportivo para pessoas com deficiência congênita

04/08 – Modelo de desenvolvimento Paradesportivo para pessoas com deficiência adquirida

01/09 – Massificação do acesso ao Paradesporto pelo Comitê Paralímpico Brasileiro

06/10 – Inovações tecnológicas e equipe multiprofissional na reabilitação esportiva

03/11 – Experiências exitosas I

01/12 – Experiências exitosas II

Paradesporto no ISD

O ISD oferece o paradesporto como parte do processo de reabilitação dos usuários atendidos pelo Centro Especializado em Reabilitação (CER ISD). Podem participar das atividades da linha de cuidado crianças, adultos e idosos com deficiência oriundos de qualquer município do Rio Grande do Norte.

Além disso, por meio de uma parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), o ISD oferece a prática de bocha e atletismo através do Centro de Referência Paralímpico ISD/Macaíba. O objetivo é formar atletas para a disputa de competições oficiais, além de incentivar a prática esportiva recreativa para pessoas com deficiência.

Para participar das atividades de paradesporto no ISD, as pessoas interessadas devem entrar em contato com o serviço por meio dos telefones (84) 4042-0044/4042-0033 ou (84) 99155-3027 (WhatsApp) para marcação da triagem, realizada por profissionais de Educação Física vinculados ao Instituto. Após a triagem, o usuário é direcionado para uma das práticas ofertadas pela instituição.

Instituto Santos Dumont – Assessoria de Comunicação



Senadinho

Redirecionando…

Mais recentes

PUBLICIDADE

Rolar para cima