PUBLICIDADE

Vacinação contra dengue e gripe segue nas unidades de saúde de Macaíba


A vacinação contra o vírus da influenza (gripe) e contra a dengue continua sendo realizada em todas as 27 unidades básicas de saúde de Macaíba, de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h. Sendo a vacina da gripe para grupos prioritários, incluindo gestantes, idosos e crianças dos 6 meses aos 5 anos, 11 meses e 29 dias, e a da dengue para a faixa dos 10 aos 14 anos.

De acordo com a médica Maylla Eduarda, que atende na UBS do Loteamento Esperança, a dengue e a gripe podem parecer doenças simples, que na grande maioria das vezes evoluem com sintomas benignos como febre, dor no corpo e indisposição, mas podem evoluir para formas mais graves. “Em alguns casos a dengue pode evoluir para formas graves com hemorragias, queda brusca de pressão e falência de órgãos. Já a gripe, ainda mais comum no nosso cotidiano, também pode ter complicações como insuficiência respiratória aguda grave, pneumonias e o agravamento de doenças pré-existentes em pessoas do grupo de risco”, explicou.

A médica enfatiza que as vacinas são as ferramentas eficazes da medicina para prevenir determinadas doenças. “Tanto a vacina da gripe quanto a da dengue têm como objetivo principal reduzir a gravidade da doença e evitar complicações. Mesmo quando a vacina não impede completamente a infecção, ela diminui o risco de internação, sequelas e óbito. Além disso, vacinar-se ajuda a proteger as pessoas ao nosso redor, criando um efeito de proteção coletiva, especialmente para aqueles que não podem se vacinar”, concluiu Maylla Eduarda.

O esquema vacinal Qdenga é composto por duas doses da vacina com intervalo de três meses, para crianças e adolescentes com idade entre 10 e 14 anos. A vacinação contra a gripe está sendo realizada para os grupos prioritários que são: idosos a partir de 60 anos, crianças com mais de 6 meses e menos de 6 anos, pessoas com comorbidades ou deficiência permanente, gestantes e puérperas, trabalhadores da saúde, professores na ativa, povos indígenas, caminhoneiros e trabalhadores de transporte público, forças armadas, de segurança e salvamento, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade e adolescentes e jovens de 12 a 21 anos que recebem medidas socioeducativas.

Assecom-PMM



Senadinho

Redirecionando…

Mais recentes

PUBLICIDADE

Rolar para cima