O TikTok anunciou o “AI Alive”, nova ferramenta baseada em inteligência artificial que transforma fotos em vídeos curtos a partir de descrições em texto. Integrada à câmera do aplicativo, a novidade busca facilitar a criação de conteúdo envolvente, mesmo para quem não tem experiência em edição.
Segundo o TikTok, a funcionalidade utiliza a imagem original como base para gerar o vídeo, levando em conta a descrição inserida pelo usuário. Em vez de produzir resultados completamente aleatórios, a ferramenta considera os elementos da foto — como animais, pessoas, objetos e cenários — para compor a animação.
“O AI Alive coloca o controle criativo diretamente nas suas mãos”, destaca a empresa. Em um exemplo, o TikTok mostra uma foto do céu sendo transformada em um vídeo onde as nuvens se movem, as cores mudam gradualmente e sons ambientes são adicionados.
De acordo com o The Verge, que testou a ferramenta, o processamento leva alguns minutos, mesmo para vídeos de poucos segundos. O site também alerta que o resultado pode não sair exatamente como o esperado.
A publicação oficial do TikTok não entra em detalhes técnicos sobre o funcionamento do AI Alive — como o modelo generativo usado, limitações dos vídeos ou onde ocorre o processamento. No entanto, a empresa afirma que mecanismos automáticos de moderação foram implementados para evitar abusos ou violações dos termos de uso.
Todos os vídeos criados com o AI Alive são devidamente identificados, garantindo “transparência sobre como o conteúdo foi gerado”. Além disso, os metadados incluem informações da C2PA, uma tecnologia que sinaliza a origem sintética das criações.
Mais conteúdo sintético no TikTok
As redes sociais já estão inundadas de conteúdo gerado por inteligência artificial, e devem se tornar ainda mais à medida que as ferramentas ficam mais acessíveis. Esse excesso de vídeos e fotos sintéticos é notável e já gera efeitos adversos sobre a comunidade de usuários, sendo um dos alicerces de trends como o Tralalero Tralala e outros virais análogos.
Provavelmente, o AI Alive é alimentado pelo X-Portrait 2, nova tecnologia de IA capaz de animar imagens estáticas. O recurso foi apresentado pela ByteDance, detentora da rede, em novembro de 2024.
Como usar o AI Alive do TikTok?
Anunciado na terça-feira (13), o AI Alive será liberado gradualmente para os usuários. No TecMundo, por exemplo, alguns membros da equipe ainda não têm acesso ao recurso.
Para usar o AI Alive e transformar uma foto em vídeo, siga os passos abaixo:
- No app do TikTok, toque no ícone “+” (soma) na página de perfil para abrir a câmera de Stories;
- Escolha uma imagem da galeria do seu celular;
- Toque no ícone “AI Alive” na barra lateral de ferramentas;
- Escreva uma descrição com o que você deseja ver no vídeo.
Quando o recurso estiver disponível no seu dispositivo, o ícone “AI Alive” aparecerá na barra lateral, entre as opções de texto, figurinhas e filtros.
Quer saber quando o AI Alive estiver disponível para o seu TikTok? Fique de olho no TecMundo para não perder nenhuma novidade sobre inteligência artificial, redes sociais e o futuro da criação digital. Estamos no Instagram, YouTube, X e TikTok!
Redirecionando…
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no X(abre em nova janela)
- Clique para enviar um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Pinterest(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)