PUBLICIDADE

Square Enix suspendeu vendas por causa de tarifas de Trump? Entenda se Brasil será afetado


A política de tarifas do presidente Donald Trump segue movimentando os bastidores da indústria de games, e não de forma positiva. Recentemente, o líder dos Estados Unidos colocou tarifas como peça central de sua estratégia econômica, afetando diretamente as relações comerciais com países como a China e o Japão. 

O impacto já começou a ser sentido por empresas como a Square Enix, que decidiu suspender algumas pré-vendas de produtos em sua loja norte-americana. Em seu ecommerce oficial nos Estados Unidos, a companhia disse que pausou a compra antecipada de alguns itens por causa das “incertezas comerciais” do mercado.

Enquanto o caso está ganhando repercussão em veículos de imprensa e com criadores de conteúdo, é importante ressaltar que, no caso específico da gigante dos RPGs, a situação não é tão complexa e, felizmente, não afeta o preço de seus jogos. Além disso, a tendência é que esse impacto não seja sentido em larga escala no Brasil.

Square Enix suspendeu pré-venda nos Estados Unidos, mas apenas de alguns itens

Segundo relata o site Siliconera, alguns fãs da empresa ficaram assustados após perceberem que a loja oficial da companhia possui uma mensagem anunciando a suspensão de certas vendas nos Estados Unidos. A medida, válida desde o dia 9 de abril, foi anunciada em meio a um cenário de incerteza comercial por causa das tarifas de Donald Trump.

A empresa japonesa citou os “desafios tarifários internacionais em andamento” como motivo para pausar os pedidos de certos itens que estavam em pré-venda. A boa notícia é que apenas produtos de merchandising foram afetados, uma situação que só deve incomodar colecionadores e entusiastas da marca em um primeiro momento.

“Em vista das incertezas tarifárias internacionais, decidimos suspender temporariamente a pré-venda de alguns produtos novos”, diz o comunicado. “Agradecemos sua compreensão e apoio.”

Empresa segue vendendo jogos no Brasil e Estados Unidos

Segundo relata o GameRant, a loja da Square Enix para a América do Norte atende tanto os Estados Unidos quanto o Canadá, que devem ser os únicos países afetados pela medida — tirando possíveis compras internacionais. No total, ainda é possível fazer a pré-compra de 181 produtos, e os jogos não foram afetados.

As operações da companhia também segue normais no Brasil, com jogos em mídia física e digital sendo comercializados normalmente, sem alterações de preços. A Solutions2Go, empresa que fabrica games em disco no Brasil, comentou com o Voxel em março sobre as operações perante as tarifas de Trump, e tudo segue sem alterações, já que os produtos são fabricados no país.

No caso das pré-vendas suspensas nos Estados Unidos, a Square Enix não revelou quanto tempo a pausa vai durar. Considerando que a situação atual tarifária do país de Donald Trump, é possível que as pré-vendas fiquem instáveis até meados de julho, graças a um período de 90 dias de negociações que está vigente no momento.

Tarifas podem movimentar o mercado de games

Apesar da volatilidade causada pelas tarifas, as ações da Square Enix permanecem estáveis desde a posse de Trump, em 20 de janeiro de 2025. No entanto, analistas alertam que isso pode mudar rapidamente caso as tarifas recíprocas voltem a valer com força total a partir de julho. 

Nesse cenário, a empresa teria duas opções pouco atrativas: repassar os custos aos consumidores ou simplesmente deixar de vender certos produtos na América do Norte. No entanto, a tendência é que um acordo seja fechado entre Estados Unidos e Japão, já que outras gigantes também podem ser afetadas pelo “tarifaço”, como a Nintendo e seu aguardado Switch 2.

O temor é ainda maior no caso das tarifas aplicadas sobre produtos vindos da China, que hoje somam impressionantes 145%. Embora Trump tenha aliviado algumas taxas em setores eletrônicos, a tensão continua alta para o segmento de entretenimento e tecnologia, incluindo consoles, acessórios e mercadorias licenciadas.

Situação pode se resolver até julho

Embora ainda seja cedo para medir o impacto total das tarifas de Trump na indústria de games, já está claro que grandes publishers japonesas estão reavaliando suas estratégias na América do Norte. A paralisação das pré-vendas de merchandising da Square Enix é um sinal claro de alerta, mesmo não tendo um impacto tão grande nos consumidores atualmente. 

A expectativa agora é pelo desfecho do período de pausa tarifária, que se encerra em julho. Até lá, empresas e consumidores devem continuar navegando um cenário instável, onde decisões políticas em Washington têm impacto direto nas estantes (e carteiras) dos gamers. E aí, qual a sua opinião sobre toda a situação? Comente nas redes sociais do Voxel!



Tecmundo

Redirecionando…

Mais recentes

PUBLICIDADE

Rolar para cima