A Prefeitura de Macaíba, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, promoveu um evento solene na manhã desta segunda-feira (12/05) em homenagem a Augusto Severo, inventor do dirigível Pax e pioneiro da aviação mundial, vítima de acidente fatal nessa mesma data há 123 anos em Paris, após explosão e queda de seu próprio veículo aéreo que sobrevoava a metrópole francesa.
A solenidade teve como cenário o Museu Solar Ferreiro Torto e encerrou oficialmente a programação alusiva ao ilustre macaibense que começou no dia 9 do corrente mês também no mesmo local, quando houve entrega de comendas e certificados a membros e voluntários do 138º Grupo Escoteiro Augusto Severo. De sexta até hoje, a programação ainda incluiu atividades escoteiras diversas, passeios de caiaque e exposição de objetos históricos do escotismo.
O prefeito Emídio Júnior discursou e relembrou a importância desse vulto histórico de nossa cidade: “Cento e vinte e três anos após o encantamento do ilustre macaibense Augusto Severo de Albuquerque Maranhão, estamos aqui para rendermos nossas homenagens nesta significativa data, e hoje, pelo segundo ano consecutivo, frente aos restos mortais de Severo e ao mausoléu original trazido do cemitério São João Batista no Rio de Janeiro e instalado aqui no Ferreiro Torto. Orgulha-me estar aqui na qualidade de prefeito do município berço do ilustre balonista, representando a todos os seus conterrâneos. Manteremos firme a chama votiva das honras a este grande brasileiro, mantendo viva a memória de coragem, de bravura e de determinação do ilustre macaibense”.
Representando a Força Aérea Brasileira na ocasião, major Rigueira exaltou o pioneirismo e a atuação de Augusto Severo em prol da aviação: “Acerca da importância desse evento ao enaltecer essas autoridades do nosso Brasil, principalmente pela grande obra elaborada por ele, seus grandes estudos em prol da aviação, assim como também fez Santos Dumont. Hoje, a Força Aérea e todas as empresas de aviação civil estão atuando tanto na defesa quanto no transporte de pessoas graças ao desenvolvimento dos projetos desses nobres inventores, aeronautas que sacrificaram muitas vezes o seu tempo com a família em prol de um Brasil e de um mundo melhor. Enalteço a figura de Augusto Severo e externo todo o reconhecimento da Força Aérea Brasileira pelos seus feitos”.
Ao final da solenidade da presente data, uma bela coroa de flores foi depositada por todas as autoridades presentes no mausoléu de Augusto Severo, situado ao lado do Solar Ferreiro Torto, trasladado da capital carioca em outubro de 2023. A banda de Música da Base Aérea de Natal (BANT) se apresentou durante o evento, encerrando-o com o clássico “O Guarani”, de Carlos Gomes.
Além da Força Aérea Brasileira e da Base Aérea de Natal, o evento contou com a presença de vereadores e secretários municipais, empresários, juristas, artistas, professores, acadêmicos e estudantes representando entidades como Prefeitura Municipal de Macaíba, Câmara Municipal de Vereadores, Fundação José Augusto, Academia Norte-Rio-Grandense de Letras, Fecomércio/RN, Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte, Conselho Estadual de Cultura, Parque Científico e Tecnológico Augusto Severo, Instituto Santos Dumont, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Macaíba, Escola Estadual Mariluza Almeida Florentino e Escola Municipal Augusto Severo.
Assecom-PMM
Redirecionando…