PUBLICIDADE

Quem ganharia uma briga entre 100 homens e 1 gorila? Um cientista responde


Embora estejamos acostumados a bizarrices na internet, sempre surgem alguns temas que capturam o imaginário, a tara por brigas e até mesmo a insegurança das pessoas, principalmente o público masculino jovem. É o caso da pergunta hipotética, que tomou conta do Reddit, TikTok, YouTube e Instagram: quem venceria uma luta sem regras entre 100 homens comuns e um gorila macho adulto?

A questão, que surgiu originalmente em 2020 no subreddit r/whowouldwin, retornou com força em um post recente, que viralizou na plataforma X, acumulando centenas de milhões de visualizações, e gerando acalorados debates nas redes sociais. Mesmo reconhecendo se tratar de uma pergunta que não precisamos responder, um especialista em geocronologia e geoquímica resolveu “entrar na briga”.

Professor na Southern Cross University, na Austrália, Renaud Joannes-Boyau publicou um artigo no The Conversation, onde cria algumas questões de pesquisa, para formular hipóteses. Quais são os pontos fortes da espécie humana? O que sacrificamos evolutivamente? Será que um “primo” distante, como o gorila, poderoso (mas ameaçado de extinção) teria algo a nos ensinar?

Gorilas X humanos: pontos fortes e pontos fracos de dois parentes

Sob o ponto de vista evolutivo, a luta entre homens e gorila seria um confronto entre parentes. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

Sob a ótica da evolução, o hipotético confronto entre 100 homens e 1 gorila seria um combate entre parentes próximos, pois somos também classificados como grandes símios, com os gorilas compartilhando 98,4% do nosso DNA. Embora tivéssemos, há 10 milhões de anos, um ancestral comum, o fato é que seguimos cominhos evolutivos separados, mas ainda dividimos algumas características como polegares opositores, expressões faciais e comportamentos sociais. 

Contudo, os gorilas nos superam consideravelmente em termos de força bruta. Um macho adulto pode pesar mais de 160 kg e levantar cerca de uma tonelada facilmente. Além da força impressionante, os gorilas são resistentes, inteligentes, sociais, e capazes de usar linguagem de sinais, demonstrar empatia e comunicar-se por meio de diversos meios como vocalizações, gestos e batidas no peito.

Os humanos, por sua vez, compensam sua fraqueza física com cérebros proporcionalmente três vezes maiores que os dos gorilas. A nossa vantagem se baseia na adaptabilidade, cooperação em grandes grupos e transmissão de conhecimento complexo entre gerações. Assim, nossa evolução nos tornou uma espécie extremamente versátil, estratégica e perigosa, priorizando a complexidade cultural e tecnológica sobre a força bruta.

Afinal, quem ganharia essa briga entre grandes símios?

Logicamente, “no braço”, a briga seria desigual, pois um gorila possui uma vantagem física literalmente esmagadora, sendo capaz de causar danos severos a um humano com um mínimo esforço. Com uma só mão, o gigante das florestas poderia nos transformar em uma massa disforme com a mesma facilidade com que amassamos uma folha de papel. 

A questão aqui é que se trata de uma luta sem regras e, embora possamos sofrer muitas derrotas por termos evoluído em áreas mais refinadas, certamente venceríamos no fim, afirma Joannes-Boyau. Afinal, dominamos o planeta, alteramos ecossistemas e fomos ao espaço. Já os gorilas representam outro tipo de vitória: força serena, harmonia com a natureza e convivência sustentável com o meio ambiente. Só que estão à beira da extinção.

Em entrevista ao The Washington Post, a especialista em gorilas e presidente do Fundo Dian Fossey para Gorilas, Tara Stoinski, lembra que, apesar de grandes, fortes e agressivos sob algumas circuntâncias, os gorilas machos são criaturas gentis que gostam de passar tempo com suas famílias. “Nosso fascínio em lutar contra eles até a morte pode dizer mais sobre nós do que sobre eles”, conclui a especialista em biologia animal.

Compartilhe este texto nas redes sociais, e ajude a trazer o assunto para o campo científico. Talvez a verdadeira mensagem não seja quem vence a luta, mas como cada espécie chegou até aqui. Veja imagens de gorilas-das-montanhas cantando em vídeo capturado por robô.



Tecmundo

Redirecionando…

Mais recentes

PUBLICIDADE

Rolar para cima