Lançado na noite do último domingo (27), o episódio 3 da Temporada 2 de The Last of Us introduziu um novo grupo de personagens. Em uma cena no meio de uma floresta, o público pode ver um grupo que se caracterizava pelas cicatrizes no rosto, vestimentas simples e por carregar martelos.
Enquanto a adaptação da HBO ainda não forneceu o nome pelo qual essas pessoas se identificam, ela já deixou evidente que elas são inimigas da Frente de Libertação de Washington (WLF). Conforme quem já jogou os games da Naughty Dog sabe, essas pessoas são conhecidas como Serafitas e não devem ser nada simpáticas com Ellie ou a sua causa.
Quem são os Serafitas em The Last of Us?
A maneira como os Serafitas são apresentados na série de The Last of Us é bem menos agressiva e assustadora do que nos games. Em Parte 2, lançado em 2020, os jogadores descobrem a existência do grupo ao ouvir os assobios que eles costumam usar para se comunicar — e só depois disso acabam se deparando com eles, em um momento de combate.
Na adaptação da HBO, eles foram apresentados de maneira um pouco mais próxima às suas origens dentro do mundo criado pela Naughty Dog. Eles surgiram como membros de uma ordem religiosa guiada pela Profeta, que em suas visões viu uma nova forma de a humanidade sobreviver depois da infecção do cordyceps se espalhar pelo mundo.
Embora inicialmente o grupo tenha vivido de forma pacífica em seu território isolado, não demorou muito tempo até ele se tornar alvo tanto da Agência Federal de Resposta a Desastres (FEDRA) quanto da WLF. Com isso, a Profeta acabou sendo forçada a mudar seus ensinamentos, direcionando seu povo a ser agressivo com qualquer intruso — forma de se precaver de ataques e preservar seu modo de vida único.
Qual a relação do grupo com a WLF?
No universo de The Last of Us, o primeiro contato entre os Serafitas e a FEDRA foi pacífico e aconteceu em algum momento de 2014. Os membros da agência federal descobriram os membros do grupo religioso quase mortos de fome e tentaram ajudá-los — oferta que eles negaram, conseguindo sobreviver por conta própria.
Depois disso, os dois lados começaram a lutar pelo controle de Seattle, cidade considerada como um ponto de proteção estratégico. Com a derrota da FEDRA, os moradores da cidade começaram a temer pelo crescimento do grupo religioso, que ficou cada vez mais extremo — e a WLF apareceu como uma forma de detê-los e expulsá-los do local.
No momento em que a série de HBO se encontra, os dois grupos continuam lutando, com desvantagem para os Serafitas. Embora eles tenham o benefício de conhecerem bem os terrenos próximos à cidade e usem métodos de comunicação que deixam seus alvos desorientados, a superioridade dos equipamentos do grupo militar tem dado a ele uma grande vantagem.
No entanto, mesmo enfraquecido, o grupo religioso não vai desistir de lutar para preservar seu modo de vida. Cada vez mais fanatizados, eles inclusive acreditam que a situação de sofrimento atual é necessária para que eles consigam alcançar os desejos da Profeta — o que só vai ajudar a torná-los ainda mais perigosos.
Quem é a Profeta?
Tanto na série da HBO quanto no game da Naughty Dog, a Profeta é uma figura misteriosa que, com suas visões, ajudou a estabelecer a ordem dos Serafitas. Ela acreditava que eles deveriam criar uma comunidade igualitária, baseada em uma maior convivência com a natureza e na cooperação mútua.
No jogo lançado em 2020, o “nome civil” dela não é revelado, mas os jogadores descobrem que ela foi capturada e executada a mando de Isaac, líder da WLF. No entanto, isso só ocorreu depois de ela ter conversado com alguns membros do grupo militar, que também foram conquistados pelas ideias de futuro que apresentou.
O que são as cicatrizes usadas pelo grupo?
Apesar de o nome do grupo ser Serafitas, eles também são conhecidos como “Cicatrizes” dentro do mundo da série. Isso é resultado das marcas bastante visíveis que eles ganham em seus rostos quando são escolhidos para fazer parte do exército que deve proteger e espalhar os ensinamentos da Profeta.
Antes de se juntar a essa divisão, os fanáticos participaram de uma cerimônia que envolve rezas, um sermão e cortes nas laterais de seus rostos. As marcas deixadas servem como uma prova da imperfeição inata da humanidade, que precisaria batalhar ativamente para conseguir a redenção que tanto busca.
O que esperar dos Serafitas da série de The Last of Us?
Sem entrar em grandes spoilers da Temporada 2 de The Last of Us, basta afirmar que os Serafitas vão ser um dos grupos mais importantes e perigosos dos próximos episódios. Embora tenham sido apresentados como alvos fáceis para a WLF, eles vão provar que estão muito longe disso e conseguem responder bem à superioridade militar de seus rivais.
Nos próximos episódios, eles devem representar um risco tanto para Ellie, que está chegando a Seattle, quanto para a própria Abby. A “vilã” da série até agora e seus amigos vão ter encontros bastante mortais com a ordem religiosa, e nem mesmo os equipamentos fornecidos pela WLF vão ser capazes de impedir algumas perdas importantes.
Vale notar que, embora os jogos da Naughty Dog sejam uma boa base para descobrir o que o futuro reserva, seus acontecimentos não devem ser considerados à risca. Na segunda temporada, a HBO já mostrou que está ainda mais disposta a fazer mudanças e adaptações para garantir que a versão live-action vai contar sua própria história e terá surpresas únicas.
Comente nas redes sociais do Minha Série! Estamos no Threads, Instagram, TikTok e até mesmo no WhatsApp. Venha acompanhar filmes e séries com a gente!
Redirecionando…
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no X(abre em nova janela)
- Clique para enviar um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Pinterest(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)