O estúdio brasileiro Statera, responsável pelo sucesso de Pocket Bravery, está preparando a sequência direta do jogo de luta. Em entrevista exclusiva ao Voxel, o criador Jon Satella confirmou que Pocket Bravery 2 está nos planos da desenvolvedora e que o projeto já começou a ganhar forma — mesmo sem data exata de lançamento.
Além disso, o primeiro Pocket Bravery, que colocou o Brasil no radar internacional ao ser indicado ao The Game Awards, também vai receber uma versão especial e totalmente retrô: o game será adaptado para o Mega Drive, em parceria com a comunidade especializada no lendário console da SEGA.
As novidades chegam após Pocket Bravery estrear nos consoles em 10 de abril. Enquanto a versão de PC chegou lá em 2023, o título agora também pode ser jogado no PS4, PS5, Xbox One, Series S e X, bem como Nintendo Switch.
Pocket Bravery 2 vem aí
Segundo Jon Satella, a produção de Pocket Bravery 2 está prevista para começar de forma mais ativa após o lançamento de outros jogos em andamento no estúdio. Além de evoluir a experiência original, o estúdio vai reaproveitar tecnologias e sistemas do primeiro título, como todo o aprendizado e ferramentas utilizadas no sistema de multiplayer e no lançamento multiplataforma.
Mesmo sem uma janela exata, a previsão é que o segundo jogo da franquia seja lançado a partir do ano que vem. A equipe ainda não revelou conceitos e ideias por trás do game, mas Satella está otimista com toda a evolução do estúdio obtida com o lançamento do primeiro game.
Versão retrô no Mega Drive
Outro projeto curioso da Statera é a adaptação de Pocket Bravery para o Mega Drive. O jogo está sendo recriado para rodar no console clássico, em parceria com figura conhecidas na comunidade retrô brasileira, como RheoGamer. “Vamos abraçar o retrô também”, afirmou Satella com entusiasmo.
Apesar da empolgação, ainda não há previsão de lançamento para essa versão, mas o projeto já está em desenvolvimento e pode ganhar vida até o final do ano que vem. “Só posso dizer isso por enquanto”, completou Satella. A ideia é oferecer uma experiência única para os fãs de jogos antigos e mostrar a versatilidade do título mesmo em hardware limitado, levando ao pé da letra as inspirações clássicas do título.
Três jogos a caminho antes de Pocket Bravery 2
Antes da chegada de Pocket Bravery 2, a Statera ainda pretende lançar três novos games: Shield Strike, Arashi Gaiden e Naughty Geese. Os dois primeiros devem ter datas anunciadas em breve, enquanto Naughty Geese está previsto para o final de 2025.
- Shield Strike é um game competitivo em que jogadores se enfrentam em arenas usando escudos, com demo grátis disponível na Steam.
- Arashi Gaiden é um jogo de ação por turnos com o ninja do universo de Pocket Bravery, que possui demo grátis na Steam.
- Naugthy Geese te coloca para controlar um ganso motoqueiro tentando proteger os seus filhotes. O game possui uma página na Steam.
Além dos três lançamentos, a empresa também segue oferecendo suporte para Pocket Bravery e Guns N’ Runs, seu primeiro game. Atualmente, a empresa conta com uma equipe fixa de oito desenvolvedores, além de trabalhar com colaboradores em diferentes áreas de desenvolvimento.
Mais jogos de luta chegarão futuramente
Apesar da versatilidade do estúdio, Jon Satella foi direto ao afirmar que a Statera é apaixonada por jogos de luta. “A gente chegou à conclusão de que a gente é muito fissurado em jogo de luta”, disse. Prova disso é que além de Pocket Bravery 2, dois outros jogos de luta originais estão sendo planejados pelo estúdio.
Segundo o desenvolvedor, cada um desses projetos terá universos próprios e propostas diferentes, mostrando que o estúdio quer explorar ao máximo a diversidade dentro do gênero. “Possivelmente vamos fazer mais alguns jogos de luta aí”, completou.
Durante a entrevista, o desenvolvedor também revelou que a equipe ainda tem planos de um projeto mais ambicioso chamado Bravery, que seria a ideia original que deu origem ao universo de Pocket Bravery. “A gente quer chegar no Bravery com boneco grande, dando sequência”, explicou.
Esse jogo foi engavetado no passado por limitações de orçamento, mas continua nos planos da Statera para o futuro. Com o sucesso do primeiro título e os lançamentos que estão por vir, resta agora aguardar para ver o que o estúdio nos reserva para os próximos meses.
Dono do estúdio fundou publisher de games
Pocket Bravery foi lançado em 2023 e rapidamente chamou a atenção pelo visual inspirado em jogos de luta clássicos e pela identidade brasileira. O game alcançou notoriedade internacional ao ser indicado ao The Game Awards, no mesmo ano.
Recentemente, Jon Satella aproveitou sua expertise em desenvolvimento para unir forças com criadores de conteúdo e abrir uma publisher, a Nuntius Games. O projeto já conta com mais de 20 jogos no catálogo, incluindo alguns já lançados.
Será que veremos mais jogos do estúdio e da Nuntius dando as caras no The Game Awards futuramente? Comente nas redes sociais do Voxel!
Redirecionando…
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no X(abre em nova janela)
- Clique para enviar um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Pinterest(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)