O Papa Leão XIV, que foi eleito na última quinta-feira (08) em um conclave como o novo líder da Igreja Católica, citou a inteligência artificial (IA) como tema importante na escolha do seu nome de sumo pontífice. Ele mesmo explicou a decisão durante um discurso e deu a entender que está bastante atualizado sobre riscos e polêmicas a respeito do assunto.
No primeiro encontro oficial com cardeais no último sábado (10), Robert Francis Prevost explicou um dos principais motivos de adotar Leão XIV como nome, além de aproveitar a ocasião para expressar preocupações com alguns usos dessas tecnologias.
O que o novo Papa tem a ver com IA?
- Segundo Leão XIV, o nome escolhido é explicado por vários motivos, inclusive a trajetória de Leão XIII — que ficou no cargo entre os anos de 1878 até 1903;
- No importante documento Rerum Novarum, Leão XIII falou sobre as dificuldades de lidar com questões sociais e trabalhistas da época, durante a primeira Revolução Industrial;
- “Nos dias atuais, a Igreja oferece a todos o tesouro de seus ensinamentos sociais em resposta a uma outra revolução industrial e os desenvolvimentos no campo da inteligência artificial”, disse o Papa.
- Leão XIV citou a IA como algo que traz “novos desafios para a defesa de dignidade humana, justiça e trabalho”.
A IA na Igreja Católica
Até o momento, ele não detalhou quais serão as diretrizes da Igreja Católica em relação ao tema. Porém, como a tecnologia já apareceu no primeiro discurso aos cardeais e sendo uma justificativa da escolha do nome, esse deve ser um assunto frequente em encontros e cartas públicas.
Antecessor de Leão XIV, o Papa Francisco falou sobre tecnologia por diversas vezes ao longo do pontificado — normalmente citando os riscos de questões como IA, celular e redes sociais. Ele também foi uma das vozes mais relevantes a pedir por regulamentações do setor.
Francisco foi uma vítima de montagens geradas por IA generativa: a imagem do então papa usando um casaco de luxo em 2023 viralizou e confundiu muitas pessoas pelo aspecto realista. Questões trabalhistas como a substituição de funcionários humanos por robôs, porém, parecem ser um foco maior do novo papa do que os debates éticos.
Além disso, é possível que a instituição tenha se incomodado com uma postagem do perfil oficial da Casa Branca e do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Durante o processo do conclave, o político retratou a si mesmo em uma montagem com as vestimentas de papa.
Será que o ChatGPT acertou qual seria o resultado do conclave? Confira aqui qual foi a resposta dada pela IA antes da votação de Leão XIV.
Redirecionando…
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no X(abre em nova janela)
- Clique para enviar um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Pinterest(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)