PUBLICIDADE

Novo caça chinês da Shenyang é avistado com asas de lambda

Nos últimos dias foi avistado um novo caça chinês desenvolvido pela Shenyang Aircraft Corporation 9SAC) de sexta geração. O modelo, ainda sem nome oficial, foi designado por alguns especialistas da área como J-50 e atua em um formato sem cauda e com asas em formato de lambda.

Fabricado como uma aeronave furtiva, o J-50 ainda não é oficial. Diferente do J-36, avistado há algum tempo e que, de fato, possui essa nomenclatura, o novo modelo não foi apresentado ao público, e sim avistado em testes. Por mais que não esteja na melhor qualidade, é possível observar algumas características interessantes na aeronave.

Dentre as novidades, a parte lateral da fuselagem apresenta bais internas e armamento, similar ao que os F-22 Raptor e J-20 Mighty Dragon tem. Na parte inicial do caça, logo no nariz, há uma protuberância que indica a presença de sistemas eletro-ópticos diversos, muito comuns em aeronaves desse calibre atualmente.

Caça de sexta geração

A região inferior do J-50 da Shenyang sugere que o caça possui dois motores, equipados com empuxo vetorado em 2D. Caso isso se confirme, a aeronave pode dispensar rampas de admissão e até mesmo cones de entrada nas aeronaves, melhorando o fluxo de ar que entra nos motores e uma redução considerável no peso.

Todas as melhorias apontam que o J-50 é um caça de sexta geração, desenvolvido especialmente para a Força Aérea do Exército Popular de Libertação da China (PLAAF). O J-36, seu “irmão menor”, por exemplo, foi criado por outra empresa, a Chengdu, e também deve ser somada ao portfólio de aeronaves militares da China.

Para saber mais informações sobre o futuro do J-50 e outros caças chineses, vale a pena ficar conectado no TecMundo. Aliás, recentemente a China exibiu mísseis hipersônicos em exercícios miliares ao redor de Taiwan. 



Tecmundo

Redirecionando…

Mais recentes

PUBLICIDADE

Rolar para cima