Faltando pouco mais de um mês para a data de lançamento do Nintendo Switch 2, marcada para 5 de junho, a Nintendo começou a preparar oficialmente o terreno com uma nova atualização para o console atual. A versão 20.0.0 do sistema foi liberada para todos os usuários do Switch e traz mudanças significativas que conectam o atual aparelho à nova geração.
Além de trazer novidades como os cartões virtuais e o Game Share, a atualização também aprimora a experiência com a tela inicial do console. A seguir, confira os principais destaques do novo update, que já pode ser baixado pelos usuários do Switch 1.
Virtual Game Cards chegam com polêmica
Uma das principais novidades é o sistema “Virtual Game Card“, que transforma jogos digitais e DLCs em “cartuchos virtuais”. Agora, os usuários podem carregar e ejetar esses jogos digitalmente entre dois sistemas diferentes. Também é possível emprestar jogos para membros do mesmo grupo familiar da Conta Nintendo.
A novidade, porém, veio com uma mudança agridoce. Com os cartões virtuais, dois usuários não podem mais jogar o mesmo título digital simultaneamente em dois consoles. Agora, apenas o console que estiver com o “cartucho digital” carregado tem acesso ao game.
GameShare chega, mas com limitações iniciais
O recurso GameShare também foi incluído na atualização, mas só poderá ser utilizado com o Nintendo Switch 2. Ele permite compartilhar jogos com outros consoles próximos por meio de conexão local, possibilitando partidas conjuntas sem necessidade de dois cartuchos.
O recurso não funciona entre dois Switch originais. Ou seja, a adição basicamente serve para preparar os consoles atuais para o lançamento da futura plataforma, em junho.
Transferência de sistema com opção de nuvem
Pensando em quem já planeja migrar para o novo console, a Nintendo adicionou uma opção de transferência de sistema para o Switch 2. O destaque fica para a possibilidade de subir os dados para a nuvem, permitindo que o novo console baixe as informações mesmo sem acesso ao Switch original. Contudo, essa opção reseta o console anterior para as configurações de fábrica.
O processo de transferência também conta com algumas regras: se a migração começar em um Switch OLED, o cancelamento e retorno de dados só poderão ocorrer em outro Switch OLED. A Nintendo recomenda fazer a transferência localmente caso ainda tenha acesso ao console original.
Mudanças na tela inicial do Switch
A interface do Switch também ganhou pequenas mudanças com o update 20.0.0. Os ícones do Nintendo eShop e do Nintendo Switch News receberam atualizações visuais, deixando a interface mais moderna e alinhada com o estilo do Switch 2.
Notas completas de atualização
Abaixo, confira todas as mudanças trazidas na atualização 20.0.0 para o Nintendo Switch:
Outras novidades do sistema:
- Um novo menu Configurações de Verificação de Usuário foi adicionado em Usuário > Configurações do Usuário.
Você pode restringir o acesso ao menu de Cartão Virtual de Jogo exigindo a entrada de um PIN ou o login na sua Conta Nintendo. - A opção Configurações de Licença Online foi adicionada.
Ao ativar essa opção, é possível jogar conteúdos baixados (jogos ou DLCs) enquanto o console estiver conectado à internet, mesmo sem ter o Cartão Virtual carregado.
Para mais detalhes, consulte a opção nas Configurações do Sistema. - As cores dos ícones da Nintendo eShop e do canal de notícias do Nintendo Switch foram alteradas no Menu HOME.
- Agora é possível selecionar e transferir vários dados de salvamento ao mesmo tempo no menu “Transferir Seus Dados de Salvamento”.
Transferência de sistema para o Nintendo Switch 2:
- A opção Transferência de Sistema para o Nintendo Switch 2 foi adicionada em Configurações do Sistema > Sistema.
É possível realizar a transferência de dados entre um Nintendo Switch e um Switch 2 usando comunicação local. - Para usuários que perderão acesso ao console atual antes de receber o Switch 2, há a opção de enviar os dados de transferência para um servidor dedicado, que depois poderão ser recuperados no novo console.
Atenção: ao enviar os dados ao servidor, o console atual será restaurado para as configurações de fábrica. Só faça isso se tiver certeza de que poderá concluir a transferência no Switch 2. - Se você pretende continuar usando seu Nintendo Switch atual até ter o Switch 2, é recomendável realizar a transferência via comunicação local depois de adquirir o novo console.
- Conexão com a internet e Conta Nintendo são necessárias para concluir tanto a transferência local quanto a baseada em servidor.
Para mais detalhes, consulte o guia “Transferência de Sistema do Nintendo Switch para o Switch 2”.
Atualização visual:
- A aparência de alguns ícones de usuário foi atualizada.
Preço e data de lançamento do Switch 2
O Nintendo Switch 2 será lançado em 5 de junho e já está disponível em pré-venda no Brasil. O console chega por R$ 4.499 em sua versão padrão, e um bundle com Mario Kart World pode ser comprado por R$ 4.799.
Atualmente, lojas como Kabum, Amazon e Mercado Livre já oferecem o produto incluindo condições especiais, incluindo frete grátis, parcelamento ou desconto à vista. No entanto, os estoques são limitados, o que tem feito a venda antecipada esgotar nas lojas online.
E aí, você vai comprar o Switch 2 ou pretende ficar com o primeiro modelo por mais tempo? Comente nas redes sociais do Voxel!
Redirecionando…