Bill Gates, um dos fundadores da Microsoft e da instituição filantrópica Gates Foundation, realizou críticas ferrenhas a Elon Musk, bilionário e aliado do presidente Donald Trump. Em uma entrevista ao The New York Times, Gates culpa o dono da Tesla e o do X (Twitter) por estar “envolvido na morte das crianças mais pobres do mundo”.
Na ocasião, o antigo homem mais rico do mundo não teve papas na língua para criticar Elon Musk. Suas críticas são referentes ao comportamento e decisões de Musk e Trump sobre a USAID (Agência dos Estados Unidos para Desenvolvimento Internacional). A agência, fundada em 1960, está sendo dissolvida pelo atual governo sob a alegação de “desperdício de recursos”.
Em uma de suas falas, Bill Gates aponta que a permanência dessa decisão terá um impacto devastador na vida de crianças pobres. “Em relação às mortes infantis, que nos próximos anos deveriam ter passado de cinco milhões para quatro milhões — agora, a menos que haja uma grande reversão, passaremos provavelmente de cinco milhões para seis milhões”, explica Gates.
O criador da Microsoft ainda salienta que Musk poderia ser um “grande filantropo”, enquanto isso, “o homem mais rico do mundo esteve envolvido na morte das crianças mais pobres do mundo”, sinalizou.
Trump e Gates chegaram a conversar
Apesar do iminente corte da USAID na lista de prioridades da administração Trump, nem sempre foi assim. Em 27 de dezembro, Gates visitou Donald Trump em sua mansão em Mar-a-Lago, e teve boas impressões sobre o vindouro mandatário.
- O jantar entre ambos durou cerca de três horas, e Trump teria “apreciado” Gates;
- Ambos conversaram sobre poliomielite, tema que preocupava os dois;
- Bill Gates saiu do jantar “francamente impressionado” com o interesse do novo presidente na saúde global;
- Ao tomar posse, Trump e Musk começaram a dissolver qualquer assistência humanitária dos EUA ao exterior;
- Isso impactou diretamente a Gates Foundation, que completa 25 anos nesta semana.
O novo mandato de Trump estaria atrás de organizações “muito liberais” como universidades. No ramo da filantropia, há o temor que esses ricaços sejam os próximos alvos do atual presidente norte-americano.
Bill Gates vai abrir mão de sua riqueza?
Com todo esse desenrolar, Gates reiterou que Elon Musk e a DOGE (Departamento de Eficiência Governamental) que assumiu, não sabem a função da USAID. “A vastidão dos cortes levou a alimentos e medicamentos essenciais expirarem nos armazéns, podendo provocar o reaparecimento de doenças como sarampo, HIV e poliomielite”.
O filantropo também destaca como “impressionantes” as atuais reduções para a USAID. Gates esperava por uma redução de até 20% no orçamento, mas a administração cortou em 80% o investimento da agência para ajuda internacional.
- Nesta quinta-feira (08), Bill Gates se comprometeu a doar 99% de sua fortuna pessoal;
- O patrimônio de Gates é estimado em pouco mais de R$ 600 bilhões;
- A dissolução de sua riqueza será passada pela Gates Foundation nos próximos 20 anos;
- Gates quer se desfazer de todo o dinheiro e encerrar a Fundação em 31 de dezembro de 2045.
Para mais informações sobre Bill Gates, a Microsoft e a Gates Foundation, fique ligado no site do TecMundo. Inclusive, a Microsoft vem alertando sobre o fim do Windows 10 e você deve ficar de olho nessa mudança.
Redirecionando…