O Windows 10 já tem dia e hora para se aposentar, e a Microsoft insiste em lembrar isso aos usuários do sistema operacional. A gigante de Redmond continua avisando em suas páginas oficiais sobre o fim do suporte ao SO nos próximos meses, reforçando todas as questões de segurança envolvidas no processo.
Em mais um comunicado emitido, a companhia salienta o fim do suporte do Windows 10 para 14 de outubro deste ano. “Após essa data, os dispositivos que executam o Windows 10 não receberão mais correções para problemas conhecidos, atualizações de fuso horário, suporte técnico ou atualizações mensais de segurança e visualização contendo proteção contra as ameaças de segurança mais recentes”, explica a nota.
Ao longo de 2024, a Microsoft confirmou o fim das atualizações para o sistema operacional, incentivando os usuários a migrarem para o Windows 11. Inclusive, com o fim de ciclo do SO, aplicativos como o OneDrive ficarão mais lentos nos computadores e isso pode afetar a usabilidade de diversos usuários.
- Oficialmente lançado em 2015, o Windows 10 foi um divisor de águas;
- A nova versão do sistema trouxe um ar modernizado e tinha a missão de acabar com o estigma do Windows 8;
- Todo o design foi remodelado para algo mais minimalista;
- Aplicativos como o de Xbox e o navegador Microsoft Edge foram introduzir ao público;
- Estudos da StatCounter indicam que o Windows 10 está instalado em mais de 60% dos computadores.
O que fazer se ainda tenho o Windows 10?
Com alguns meses faltando para a aposentadoria oficial do Windows 10, a escolha mais simples para boa parte dos usuários é atualizar seus computadores para o Windows 11. Isso pode ser feito de diversas maneiras e até mesmo gratuitamente, para continuar usando seu PC ou notebook com proteção.
- Os usuários podem acessar a opção “Verificar se há atualizações” na barra de tarefas e lá deve haver um botão para atualizar diretamente para o Windows 11;
- Há também a possibilidade de baixar o assistente de instalação e realizar o processo manualmente pelo PC;
- O assistente de instalação também permite criar uma mídia de instalação via pendrive ou CD;
- A Microsoft removeu alguns requisitos para instalação do Windows 11, portanto, diversos usuários podem ter o sistema operacional.
Ao instalar o Windows 11 diretamente pela Microsoft, será solicitada uma chave de ativação paga pelos usuários. Caso você não tenha ou não possa pagar, é possível instalar o SO gratuitamente, mas ficará com uma marca d’água até usar uma chave oficial para ativar o software.
É perigoso continuar usando o Windows 10?
A partir de abril, com o fim do suporte ao sistema operacional, não é recomendado continuar usando o Windows 10. Isso acontece porque a Microsoft encerrará o envio de atualizações aos PCs com esse sistema, tornando seu uso mais lento e dificultando a compatibilidade com determinados aplicativos.

O real perigo é contra softwares maliciosos, já que não vai haver mais updates e patches contra malwares e brechas no sistema, responsáveis por hackear e roubar informações sigilosas dos usuários.
Para mais informações sobre o Windows, continue ligado no site do TecMundo. Inclusive, uma nova versão do assistente de IA Copilot consegue “enxergar” a tela no Windows 11.
Redirecionando…
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no X(abre em nova janela)
- Clique para enviar um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Pinterest(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)