PUBLICIDADE

Meta sugere que Google e Apple é que são responsáveis por controlar acesso de crianças às redes


Em uma pesquisa divulgada pela Meta, dona de plataformas como WhatsApp, Facebook e Instagram, 86% dos responsáveis por menores de 18 anos apoiam a criação de uma lei que torna obrigatória a autorização parental para crianças e adolescentes utilizarem aplicativos, como redes sociais. O levantamento, feito pela Ipsos, sugere que a responsabilidade do controle é do Google e da Apple.

Esse estudo foi realizado com mil pais e mães de crianças de todas as regiões do Brasil, de forma online e presencial. Para 57% dos entrevistados, menores de até 16 anos deveriam ter a aprovação dos responsáveis para realizar downloads, enquanto outros 30% entendem que todos os menores de 18 anos deveriam ser contemplados, e 14% acredita que esse limite deveria ser para até os 13 anos.

Mais de quatro em cada cinco entrevistados também apoia que as empresas de redes sociais criam contas especiais para menores (Imagem: GettyImages)
  • Além dos 86% que desejaria uma lei que exige aprovação parental, 56% desse grupo apoia totalmente a proposta;
  • Por outro lado, 30% apoia a ideia em partes, e 14% dos entrevistados se mostrou contrário a essa possível lei;
  • 62% dos responsáveis entrevistados acha que seria mais fácil fornecer aprovação parental diretamente das lojas de apps, como a Play Store e App Store;
  • 54% dos pais e mães confiam mais nas lojas de aplicativos do que em aplicativos individuais para lidar com dados pessoais necessários para a aprovação parental.

De quem é a responsabilidade dos menores nas redes sociais?

A discussão sobre qual empresa, aplicativo ou plataforma deve ter controle parental já é antiga. Vale notar que a própria Meta instituiu as contas para adolescentes no Instagram, que conta com funções limitadas para esse público específico.

Atualmente, a Câmara dos Deputados discute uma série de regras para proteger menores de idade no âmbito digital com o PL 2.628/2022. Recentemente, o governo se mostrou favorável ao lançamento de um aplicativo para restringir a exibição de conteúdos inadequados para menores de 18 anos com o projeto “Crescer em Paz”.

Para mais informações sobre menores de idade e redes sociais, fique ligado no site do TecMundo. 
 



Tecmundo

Redirecionando…

Mais recentes

PUBLICIDADE

Rolar para cima