Em uma pesquisa divulgada pela Meta, dona de plataformas como WhatsApp, Facebook e Instagram, 86% dos responsáveis por menores de 18 anos apoiam a criação de uma lei que torna obrigatória a autorização parental para crianças e adolescentes utilizarem aplicativos, como redes sociais. O levantamento, feito pela Ipsos, sugere que a responsabilidade do controle é do Google e da Apple.
Esse estudo foi realizado com mil pais e mães de crianças de todas as regiões do Brasil, de forma online e presencial. Para 57% dos entrevistados, menores de até 16 anos deveriam ter a aprovação dos responsáveis para realizar downloads, enquanto outros 30% entendem que todos os menores de 18 anos deveriam ser contemplados, e 14% acredita que esse limite deveria ser para até os 13 anos.
- Além dos 86% que desejaria uma lei que exige aprovação parental, 56% desse grupo apoia totalmente a proposta;
- Por outro lado, 30% apoia a ideia em partes, e 14% dos entrevistados se mostrou contrário a essa possível lei;
- 62% dos responsáveis entrevistados acha que seria mais fácil fornecer aprovação parental diretamente das lojas de apps, como a Play Store e App Store;
- 54% dos pais e mães confiam mais nas lojas de aplicativos do que em aplicativos individuais para lidar com dados pessoais necessários para a aprovação parental.
De quem é a responsabilidade dos menores nas redes sociais?
A discussão sobre qual empresa, aplicativo ou plataforma deve ter controle parental já é antiga. Vale notar que a própria Meta instituiu as contas para adolescentes no Instagram, que conta com funções limitadas para esse público específico.
Atualmente, a Câmara dos Deputados discute uma série de regras para proteger menores de idade no âmbito digital com o PL 2.628/2022. Recentemente, o governo se mostrou favorável ao lançamento de um aplicativo para restringir a exibição de conteúdos inadequados para menores de 18 anos com o projeto “Crescer em Paz”.
Para mais informações sobre menores de idade e redes sociais, fique ligado no site do TecMundo.
Redirecionando…
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no X(abre em nova janela)
- Clique para enviar um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Pinterest(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)