CITnews – Portal de Notícias

Mais qualidade, menos latência: Roblox anuncia construção de data center no Brasil – Entrevista


Durante a Gamescom Latam 2025, a Roblox reforçou seu compromisso com o mercado brasileiro ao anunciar a construção de um novo data center em São Paulo. Com lançamento previsto para o início de 2026, a instalação promete reduzir a latência, melhorar o desempenho em dispositivos de diferentes faixas de preço e impulsionar ainda mais a comunidade local de desenvolvedores — que já é a segunda maior do mundo na plataforma.

Em uma entrevista cedida ao Voxel, Jim Greer, Diretor Sênior de Engenharia da Roblox, falou sobre monetização, desenvolvimento com IA e o papel estratégico do Brasil na expansão global da companhia. Confira os detalhes, logo a seguir!

Comunidade brasileira de Roblox cresce em ritmo acelerado

Atualmente, o Brasil é o segundo maior mercado da Roblox tanto em número de usuários ativos diários quanto em quantidade de desenvolvedores. Apenas nos últimos quatro anos, a base de jogadores cresceu 181% no país. De acordo com Greer, esse crescimento se sustenta em uma série de ações de localização profundas, que vão muito além da tradução de textos nos jogos.

Palmeiras tem jogo oficial do Roblox.

Tratando da promoção e do engajamento de Roblox no Brasil, ele explica: “Nossa equipe está desenvolvendo um sistema de tradução automática com IA que permite, por exemplo, que um jogador brasileiro converse em tempo real com um alemão dentro do jogo”, afirma. Em outras palavras, isso aproxima os jogadores nacionais a diversos outros países, rompendo a barreira da linguagem para focar somente na jogabilidade — com direito a preços adaptados à realidade local.

Data center brasileiro será o mais avançado da Roblox

Justamente, a construção do data center em São Paulo faz parte do plano de “localização profunda” da plataforma. Segundo a Roblox, ele será o centro mais avançado da empresa até hoje. A iniciativa deve beneficiar diretamente jogadores e desenvolvedores, reduzindo tempos de resposta e instabilidades, além de otimizar o desempenho de jogos, inclusive em dispositivos mais simples ou menos poderosos — algo muito relevante para o público brasileiro.

Além disso, a novidade também deve beneficiar comunidades de criadores: “O data center melhora também a experiência de criação, já que ferramentas de desenvolvimento dependem de servidores. A expectativa é que ele entre em operação no início de 2026”, afirma Greer.

Segundo a Roblox, o novo data center deve trazer:

  • Taxas de quadros mais estáveis, respostas mais rápidas e menos travamentos para jogadores em todo o Brasil;
  • Jogos com visual mais bonito e desempenho superior, garantindo uma experiência mais fluida;
  • Compatibilidade total com as ferramentas avançadas da Roblox, permitindo jogos mais rápidos e competitivos;
  • Melhor desempenho em aparelhos potentes e também nos mais simples, com menos atrasos e carregamento mais rápido;
  • Ambiente otimizado para os criadores alcançarem mais jogadores no Brasil com jogos de alta performance.

Roblox reforça laços com criadores locais

Além dos avanços tecnológicos, a Roblox vem estreitando laços com estúdios e influenciadores locais. Um exemplo é a Hermit Crab, estúdio brasileiro que participou de projetos com o Comitê Olímpico do Brasil e o Menino Maluquinho na plataforma. Para Matheus Vivian, representante do estúdio, o novo data center é um marco: “mostra o quão a sério a Roblox leva a nossa comunidade e o nosso potencial.”

Com uma base crescente de usuários, novas ferramentas de criação com IA e uma infraestrutura em expansão, a Roblox aposta no Brasil como peça-chave para atingir suas metas globais — e cria terreno fértil para que criadores locais prosperem dentro e fora da plataforma.

IA de Roblox permitirá que criadores inexperientes façam jogos ainda mais complexos

Adaptando-se a nova realidade do mercado, um dos pilares do crescimento da Roblox é sua aposta em inteligência artificial. A empresa tem investido em ferramentas como o Roblox Cube, sistema de código aberto que ajuda criadores, mesmo sem habilidades avançadas, a desenvolver experiências completas.

Essa solução permitirá que os criadores inexperientes vençam certas barreiras nos projetos, como elementos que exigem códigos mais complexos: “A IA pode gerar comportamentos como ‘fazer um monstro seguir o jogador’ ou ‘preencher um estádio com pessoas variadas’,” ele explica, “Isso acelera o desenvolvimento e dá poder a equipes pequenas para produzirem como grandes estúdios”, comenta Greer.

Roblox tem jogos complexos de todos os tipos.

Apesar de reconhecer as polêmicas em torno do uso de IA na criação de jogos, o executivo reforça que a decisão de participar do treinamento dos modelos é sempre opcional para os criadores. “Ela não substitui a criatividade, mas serve como ferramenta”, ele explica, contextualizando os recursos como um ponto de partida para iniciantes.

Roblox quer dominar 10% de toda receita global da indústria de jogos

Durante a entrevista, Greer também comentou sobre a ambição da Roblox de alcançar 10% da receita global da indústria de jogos. Segundo ele, embora a meta seja ousada, os números da empresa mostram que ela está no caminho. Em 2024, a plataforma distribuiu US$ 923 milhões para criadores — totalizando mais de US$ 1,3 bilhão nos últimos quatro anos.

“Nosso diferencial é a comunidade: criadores com ideias que grandes estúdios nem imaginariam, publicando com agilidade e inovação constante,” afirma Greer, “A indústria tradicional está desacelerando, enquanto Roblox continua crescendo com esse ciclo virtuoso”. Concluindo, o Diretor Sênior de Engenharia é categórico: “Essa inovação contínua é o que nos leva a acreditar que os 10% são possíveis”.

E você, está animado com a notícia? Nos conte nas redes sociais do Voxel!



Tecmundo

Redirecionando…

Sair da versão mobile