A “Lua das Flores” é um dos principais eventos astronômicos do mês de maio, prometendo iluminar o céu na próxima segunda-feira (12). O fenômeno, que poderá ser visto em todo o Brasil, desde que as condições climáticas colaborem, traz uma particularidade em 2025.
Espetáculo bastante aguardado pelos fãs da astronomia, a Lua cheia de maio terá um tamanho menor do que a média este ano, recebendo o nome de microlua ou Lua cheia de apogeu. Isso se deve ao posicionamento do satélite natural quando ele estiver com sua face iluminada totalmente visível.
Orbitando a Terra em um caminho ligeiramente elíptico, a Lua pode chegar ao ponto mais próximo do planeta (perigeu) e ao mais distante (apogeu). E é neste último que ela estará durante a sua fase cheia, este mês.
Quando ocorrer a Lua das Flores, o satélite natural estará a uma distância de 405.278 km da Terra, enquanto a distância média habitual é de 384.400 km. Embora a diferença seja pequena, o astro aparecerá um pouco menor no céu, desta vez.
O que é a Lua das Flores?
Lua das Flores é uma das várias formas de se referir à Lua cheia de maio. A denominação varia de acordo com a região em que o evento é observado, com a nomenclatura se referindo à primavera, estação do ano no hemisfério Norte nesta época.
Além do batismo em referência à estação das flores, a Lua cheia de maio recebe nomes como “Lua do Leite”, chamada assim por povos anglo-saxões que costumam ordenhar as vacas três vezes por dia ao longo do mês. “Lua da Plantação”, “Lua da Lebre” e “Lua da Grama” são outros nomes pelos quais ela é conhecida.

Outra nomenclatura famosa dada ao evento astronômico deste mês é “Lua das Mães”, uma referência à data comemorativa que acontece anualmente no segundo mês de maio. Este ano, o Dia das Mães será celebrado em 11 de maio, um dia antes do fenômeno.
Já em junho, será a vez da “Lua de Morango”, nome dado por tribos nativas americanas para celebrar o início da época de colher os morangos, no sexto mês do ano, no hemisfério Norte.
Como observá-la?
A Lua das Flores de 2025 estará 100% cheia por volta das 13h56 (horário de Brasília) do dia 12 de maio, de acordo com o LiveScience. Mas como o Sol ainda brilhará neste momento, ela será melhor visualizada mais tarde, a partir do por do Sol.
Dessa forma, basta olhar rumo à direção Leste, ao anoitecer, para ver a Lua cheia de maio, torcendo para que o céu esteja limpo — é possível que ela esteja cheia e brilhante também nos dias 11 e 13. Não é necessário o uso de nenhum equipamento, porém binóculos, lunetas e telescópios possibilitam observar a superfície lunar de maneira mais detalhada.
Caso esteja com dificuldade para localizar a Lua, você pode usar apps de astronomia como Stellarium, Carta Celeste, Moon, Star Walk 2: Mapa do Céu e Sky Map para encontrá-la. Gratuitos, eles possuem versão para Android e iOS, ajudando também a ver a posição de planetas, estrelas, galáxias e outros objetos celestes.
E você, tem o costume de observar e fotografar a Lua? Compartilhe suas dicas com outros leitores nas redes sociais do TecMundo.
Redirecionando…
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no X(abre em nova janela)
- Clique para enviar um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Pinterest(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)