Lançada nos cinemas no dia 22 de maio, a adaptação live action de Liloi & Stitch faz diversas mudanças em relação à animação original — o que já era esperado. Além de alguns personagens terem suas participações aumentadas ou diminuídas, o longa também opta por mostrar alguns alienígenas usando seus disfarces humanos por muito mais tempo.
No entanto, pela maior parte do tempo a aventura segue a mesma premissa da original, mostrando como uma garota solitária vira a melhor amiga de uma criatura supostamente assassina. Mas algumas escolhas narrativas, especialmente na parte final, podem fazer com que essa versão siga um destino muito diferente da original — cuidado com os spoilers a seguir.
O que acontece em Lilo & Stitch?
Na nova versão de Lilo & Stitch, vemos o simpático alienígena confundido com um cachorro sendo perseguido tanto por humanos quanto por outras forças extraterrenas. No final da história, ele continua mantendo sua liberdade e estabelece uma relação de carinho e respeito com sua coprotagonista humana.
- Apesar de trama ainda ter um final feliz, ela acaba com Lilo separada de sua irmã mais velha, Nani;
- Mesmo esforçada em manter sua família junta, Nani reconhece que não está pronta para assumir a responsabilidade que lhe é imposta;
- No entanto, as duas não vão ficar separadas graças à intervenção de Tutu, uma personagem inédita;
- Ela é a vizinha da dupla e a avó de David, interesse amoroso de Nani;
- No final de Lilo & Stitch, ela se torna a nova guardiã legal da jovem, que não fica longe de sua família biológica;
- A decisão também permite mais liberdade a Nani, que vai pode ser dedicar a seus estudos.
A decisão de trazer um final diferente para a história parece ser fruto do desejo da Disney entregar algo que pareça mais realista — pelo menos o quanto isso é possível dentro de uma trama que envolve visitantes de outro mundo. Ela também estende os temas familiares da série, mostrando inclusive que Lilo e Nani têm espaço para trazer outras pessoas e o selvagem Stitch para dentro de seu círculo mais íntimo.
Adaptação traz outra mudança mais polêmica
A mudança que mais pode trazer consequências para o futuro da versão live action de Lilo & Stitch tem a ver com Jumba. Responsável pela criação de Stitch e mais de 300 outros experimentos, ele assume totalmente o papel de antagonista na produção e nunca desenvolve um afeto pela Terra.
Esse é um arco bem diferente da animação original, na qual ele se arrepende de seus feitos passos e inclusive vira um aliado dos protagonistas. Com isso, ele efetivamente substitui a figura de Gantu, que não aparece em nenhum momento do longa. Assim, qualquer arco de redenção pode acabar ficando para o futuro — ou a posição do personagem pode ser ocupada por alguma outra figura inédita.
Lilo & Stitch deixa vários ganchos para possíveis sequências, que podem explorar tanto ideias novas quanto os demais itens do universo estendido dos personagens. O que parece certo, no entanto, é que, qualquer que seja o caminho que a Disney vai seguir, ele deve envolver ainda mais criaturas e o foco na crença de que uma família nunca abandona um dos seus.
Comente nas redes sociais do Minha Série! Estamos no Threads, Instagram, TikTok e até mesmo no WhatsApp. Venha acompanhar filmes e séries com a gente!
Redirecionando…
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no X(abre em nova janela)
- Clique para enviar um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Pinterest(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)