O Brasil terá em breve um novo concorrente no cenário de entregas por aplicativo. A novidade se chama Keeta, uma plataforma de delivery vinda da China que anunciou planos para o território nacional e pode incomodar os atuais líderes desse mercado.
Quem confirmou a novidade foi Wang Xing, que é CEO da empresa dona da marca Keeta, a Meituan. Ele se encontrou na última segunda-feira (12) com o presidente do Brasil, Luís Inácio Lula da Silva, para assinar o acordo durante uma conferência com outros empresários e políticos.
A Keeta vai estrear no Brasil “nos próximos meses“, ainda sem uma data definida. Porém, o site do serviço já tem uma versão em português do Brasil e inclui um questionário para entregadores interessados em fazer um pré-cadastro no app.
O investimento planejado pela Meituan é de R$ 5 bilhões ao longo de cinco anos. Essa verba será usada para estabelecer o delivery no país por meio de restaurantes parceiros e serviços para entregadores, somando-se a uma série de outras parcerias já confirmadas entre empresas da China que passarão a atuar ou vão aumentar a presença no país.
O que é são Keeta e Meituan?
A Meituan é uma empresa chinesa de grande porte com 15 anos de atuação. Apesar de ter começado como um site de descontos e cupons, assim como o Groupon, ela hoje é um superapp que mantém diversos serviços sob uma mesma administração, incluindo a entrega de vários tipos de produtos.
Já a Keeta é uma subsidiária independente da Meituan, que é considerada “a maior empresa de varejo orientada por tecnologia do mundo“. Esse é o nome que será utilizada como marca aqui no Brasil, enquanto Meituan segue apenas como o conglomerado dono do serviço;
- Ela nasceu em 2023 em Hong Kong, mas rapidamente começou planos para expansão internacional e atua também na Arábia Saudita;
- O nome tem inspiração no guepardo, ou cheetah, que é o animal mais rápido do mundo em terra firme;
- A ideia da companhia é passar uma imagem de agilidade, ao mesmo tempo em que se baseia em mecanismos modernos para se adaptar ao local e aos interesses do público.
- As tecnologias utilizadas pela Keeta incluem um sistema unificado de atendimento online, suporte com auxílio de inteligência artificial (IA) e estratégias específicas de entrada em novos mercados.
- Em alguns mercados, a Keeta faz até mesmo entrega via drones, dependendo da distância e do tamanho do pedido e também da estrutura de cada cidade.
- No caso do Brasil, segundo o jornal O Globo, um escritório da Meituan em São Paulo já está operando e deve concentrar as atividades administrativas e já sedia reuniões com grandes redes e restaurantes.
O atual mercado de delivery no Brasil
De acordo com o comunicado oficial da Keeta, a ideia do investimento é ajudar na “melhoria da experiência local de consumo, promover o desenvolvimento de restaurantes parceiros e criar mais oportunidades locais de trabalho“. Pelos planos, a Keeta deve ser uma nova rival em um setor atualmente dominado por um serviço: o iFood.
A plataforma tem uma média mensal que gira em torno de 100 milhões de pedidos em um único mês, além de 310 mil entregadores vinculados como prestadores de serviço e 350 mil estabelecimentos parceiros, realizando entrega também de compras de mercado e itens de farmácia e pet shop.
Além de Keeta e iFood, outro serviço de entregas deve retornar em breve ao país. A DiDi, empresa chinesa dona do app de transportes 99, também anunciou o retorno ao delivery nacional — além da construção de 10 mil pontos públicos de recarga para veículos elétricos.
A 99Food estreou originalmente em 2019, mas encerrou as atividades de delivery com entregadores parceiros quatro anos depois e manteve apenas o acompanhamento de pedidos. O Uber Eats, que também chegou a operar por aqui, também já encerrou as atividades e não retornou.
Você conhece os aplicativos de delivery de comida mais utilizados em 2024 pelo público brasileiro? Veja aqui a lista completa e informações sobre cada um deles!
Redirecionando…
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no X(abre em nova janela)
- Clique para enviar um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Pinterest(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)