PUBLICIDADE

HSMUSV: o novo ‘drone naval’ que deve ser usado pela Marinha dos EUA


A Metal Shark desenvolveu um novo “drone naval” adaptado para realizar os mais variados tipos de missões, que pode ser integrado à frota da Marinha dos Estados Unidos em breve. Apresentado no início de abril, o modelo também se destaca pelo custo reduzido na comparação com outras embarcações semelhantes.

Originalmente chamado de Navio de Superfície não Tripulado de Alta Velocidade e Manobrabilidade (HSMUSV), o veículo se baseia na mesma plataforma de casco utilizada em outras embarcações fornecidas às forças armadas do país. No entanto, foi projetado, desde o princípio, para ser controlado remotamente.

O drone naval da Metal Shark possui conexão da Starlink. (Imagem: Metal Shark/Divulgação)

Ele vem com um software da própria construtora naval, possibilitando a operação por meio de interfaces intuitivas com transmissões via rádio seguras e conectividade via satélite da Starlink. A novidade também pode ser integrada a ferramentas de outras marcas, incluindo a utilização de soluções de IA para aprimorar a operação.

Movido a gasolina ou diesel, o drone naval alcança velocidade máxima de quase 75 km/h e possui alcance superior a 900 km, desde que viajando em velocidade de cruzeiro, de acordo com a fabricante. Há ainda, a possibilidade de permanecer navegando por até 10 dias em velocidades reduzidas.

Flexibilidade e implantação rápida

Diferente de outros sistemas navais não tripulados como o Sea Hunter, da DARPA, que é projetado para missões oceânicas mais amplas, o drone marítimo da Metal Shark se destaca pela flexibilidade. Ele pode ser usado em missões de reconhecimento costeiro, vigilância de áreas contestadas e escoltas, por exemplo.

Outra possibilidade para o HSMUSV é a participação em missões de implantação ociosa, uma vez que o modelo traz compartimentos de carga útil na proa e na popa. Ele pode transportar drones menores, sistemas de vigilância, munições e cargas explosivas, chegando de maneira rápida a outros veículos da frota para a entrega.

Além disso, é possível modificar a sua configuração para uso direto no combate. No evento de apresentação, a versão estava equipada com um sistema de munição de ociosidade Switchblade 300 da AeroVironment com alcance de até 30 km, para interceptar pequenas embarcações, combater drones e detectar dispositivos explosivos.

Dependendo da configuração escolhida, o drone naval HSMUSV custa menos de US$ 500 mil, o equivalente a R$ 2,9 milhões pela cotação atual, em conversão direta. A fabricante afirma ter capacidade para produzir uma unidade por dia.

Gostou do conteúdo? Leia mais sobre tecnologia militar no TecMundo e compartilhe as notícias nas redes sociais.



Tecmundo

Redirecionando…

Mais recentes

PUBLICIDADE

Rolar para cima