CITnews – Portal de Notícias

Homem é preso por apologia ao nazismo e terrorismo


Na última quinta-feira (08), um homem de 21 anos foi preso em flagrante pela Polícia Civil do Paraná por apologia ao nazismo. Segundo as autoridades, o criminoso tinha uma série de artigos nazistas em sua residência, incluindo fotografias do ditador Adolf Hitler e planejava realizar um atentado terrorista, transmitindo o conteúdo na internet.

O homem, que não teve sua identidade divulgada, foi preso em uma operação de busca e apreensão no Bairro Uvaranas, na cidade de Ponta Grossa. Além de todo o material de cunho nazista, os policiais também encontraram coletes à prova de balas, duas armas de airsoft, munições irregulares e diversos equipamentos eletrônicos.

Como aponta o delegado responsável pelo caso, Derick Moura Jorge, o material explicita “a ideologia nazista e culto a figurar como Adolf Hitler”. “Além da admiração por autores de atentatos em massa, configurando grave violação à legislação brasileira que criminaliza a divulgação do nazismo”, informa Moura Jorge.

Livros e até mesmo uma katana foram apreendidos pelos policiais (Imagem: Polícia Civil)

Homem planejava atentado terrorista

Com armas e munição apreendidas pelas autoridades, a polícia também concluiu que o homem apresentava um padrão “comportamental típico de autores de atentados em massa”, elevando o alerta para as autoridades. O trabalho foi realizado por oficiais do 2º Distrito Policial de Ponta Grossa, do Núcleo de Combate aos Cibercrimes (NUCIBER) e da Polícia Civil.

  • O homem fazia publicações com apologia ao nazismo em suas redes sociais;
  • Uma das postagens tinha figuras relacionadas ao nazismo e a promessa de preparação “para o grande dia”;
  • Suas publicações faziam alusão a atentados terroristas internacionais;
  • As autoridades acreditam que o homem planeja um atentado em massa nos próximos dias;
  • O criminoso teria a intenção de transmitir o ataque ao vivo com uma GoPro.
Publicações do criminoso glorificavam figuradas ligadas ao totalitarismo (Imagem: Polícia Civil)

“Os investigadores identificaram que o suspeito havia adquirido equipamentos semelhantes aos utilizados pelo terrorista da Nova Zelândia, incluindo uma câmera GoPro que seria utilizada para transmissão do ataque ao vivo. […] Além disso, o autor das publicações indicava que já teria adquirido os materiais necessários para a prática do seu ato, estando somente no aguardo da data ideal”, explica o delegado.

Qual é a pena de apologia ao nazismo no Brasil?

Segundo a Lei n.º 7.716/89, a apologia ao nazismo é crime no Brasil, com pena de multa e até cinco anos de prisão. Como o homem também portava munição irregular, ele pode se encaixar na Lei n.º 10.826/03, sobre a posse ilegal de armas de fogo e munição, com detenção de até três anos.

  • O Observatório Judaico dos Direitos Humanos reporta que entre janeiro de 2019 e junho de 2022 foram relatados mais de 150 casos de neonazistas;
  • O perfil dos criminosos é de homens brancos;
  • A cooptação não ocorre mais somente na Deep Web, mas também em redes sociais comuns;
  • Segundo a ONG SaferNet, o Brasil estava na sétima colocação no ranking sobre o nazismo em 2020.

O homem preso pela Polícia Civil foi levado à cadeia e aguarda decisões do Poder Judiciário sobre o caso.

Para saber mais informações sobre segurança e casos de nazismo no Brasil, fique ligado no TecMundo. Recentemente, o deputado Guilherme Boulos pediu a suspensão do Discord por conta de crimes planejados no app. 
 



Tecmundo

Redirecionando…

Sair da versão mobile