PUBLICIDADE

GymRats: o novo fenômeno fitness online


Este texto foi escrito por um colunista do TecMundo; saiba mais no final.

Um aplicativo fitness que se tornou popular nos últimos dois anos se mostra diferente dos outros, que buscam predominantemente registrar dados e métricas do exercício. O GymRats faz do simples o diferente e parece ajudar as pessoas na árdua jornada de exercícios físicos. Entenda como ele pode te auxiliar.

O app

GymRats é um app para criar desafios, socialização, uma comunidade e senso de pertencimento entre praticantes de exercícios. É um app gratuito para iOS e Android que permite o registro dos treinos e cria um feed entre amigos. O aplicativo é muito bem avaliado e mostra unanimidade entre os usuários.

O GymRats faz do simples o diferente. (Fonte: GymRats/Divulgação)

Como funciona?

Durante ou após o treino, o praticante faz um check-in, postando uma foto/vídeo e comentando algo do exercício, como a atividade que fez naquele dia. Algumas características parecem fazer dele um app diferenciado, entenda a seguir.

Senso de pertencimento e interação social

A formação de grupos dentro do aplicativo gera o sentimento de pertencer a uma tribo. Essa é uma necessidade psicológica humana. Só é possível utilizar o app, a partir da participação em um desafio de grupo. Tenho percebido desafios entre casais, colegas de trabalho, família e amigos.

A interação social ocorre pelo feed de treinos, comentando ou reagindo aos treinos dos outros. Há um chat em que é possível conversar e combinar treinos também.

Mesmo em modalidades tradicionalmente mais solitárias – como corrida e musculação, o app pode ser um meio de fomentar vínculo social, uma necessidade psicológica básica. Esse aspecto é severamente negligenciado no universo das academias, mas pode fazer diferença para a aderência. Minha sugestão é que todas as academias deveriam ter um grupo aberto no app para convidar os praticantes a se conectarem por lá.

GettyImages-1257258697.jpg
Aquele colega de trabalho que nem imaginávamos que se exercitava pode contagiar outros. (Fonte: Getty Images)

Autoeficácia

A crença de que é capaz de se exercitar é um passo importante e pode ser fomentada via experiência vicária: alguém vê uma pessoa se exercitando e isso pode aumentar sua crença de que também consegue. Mesmo virtualmente, o ambiente social importa. Aquele colega de trabalho que nem imaginávamos que se exercitava pode contagiar outros. Hábitos de exercícios dos seus amigos e do parceiro romântico estão associados aos seus hábitos de exercícios.

Três razões para convidar seu parceiro ou amigos para o GymRats:

  1. Pessoas podem se exercitar com base no que veem seus próximos fazendo;
  2. Ações tomadas por essas pessoas sugerem que o comportamento é desejável e normal;
  3. Se envolver no comportamento oferece oportunidades de passar tempo juntos e um assunto em comum.

Desafios geram um efeito de recomeço

Desafios são formas de adesão a um comportamento. A partir deles, pode ocorrer o fenômeno de “fresh start effect”, ou seja, um recomeço, uma nova tentativa de praticar exercícios, algo parecido quando há um novo ano e temos novos planos para nós mesmos.

A motivação de vencer colegas, parceiros e amigos pode ajudar a realizar mais treinos.

GettyImages-1049901938.jpg
Entre os desafios dos usuários, a maioria parece premiar o fator mais básico e valioso: a simples frequência. (Fonte: Getty Images)

Registro do treino: o primeiro passo para a percepção de competência

Ao registrar o treino no app após finalizado o treino, o indivíduo pode se perceber competente por simplesmente ter cumprido uma sessão. Se perceber competente é uma necessidade psicológica humana.

Autenticidade na escolha da modalidade

Embora GymRats signifique “ratos de academia”, o uso não tem sido exclusivo pelos marombeiros, mas sim qualquer tipo de atividade física. Para as pessoas terem sucesso sendo ativas fisicamente, elas precisam ser autênticas na escolha da modalidade, adequando suas preferências e necessidades ao tipo de exercício, bem como ao ambiente de prática.

Gamificação e recompensas

Entre os desafios dos usuários, a maioria parece premiar o fator mais básico e valioso: a simples frequência. Mas há outras métricas. A gamificação ocorre por meio de ranking e o app dá autonomia para escolher modos de pontuação:

  • Dias ativos;
  • De acordo com a modalidade;
  • Número de check-ins;
  • Duração dos treinos;
  • Mais passos ou distância;
  • Mais calorias.

Muitas pessoas podem se sentir mais à vontade para publicar seus treinos entre amigos do que na rede social, compartilhando fotos e dados dos exercícios. A aprovação dos amigos pode ser feita via likes e comentários.

O app GymRats é mais um produto do mundo fitness, mas que vai na contramão do mais do mesmo, especialmente por considerar o mais importante: se manter ativo. Ele faz isso por meio de um dos aspectos mais importantes de nossa espécie: o fator social.

***
Fábio Dominski é doutor em Ciências do Movimento Humano e graduado em Educação Física pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). É Professor universitário e pesquisador do Laboratório de Psicologia do Esporte e do Exercício (LAPE/UDESC). Faz divulgação científica nas redes sociais e em podcast disponível no Spotify. Autor do livro Exercício Físico e Ciência – Fatos e Mitos.



Tecmundo

Redirecionando…

Mais recentes

PUBLICIDADE

Rolar para cima