PUBLICIDADE

Google vai liberar o uso do Gemini para crianças; entenda


O Google anunciou que o Gemini será liberado para crianças, conforme comunicado enviado a pais e responsáveis por meio do app Family Link. O chatbot com inteligência artificial atenderá menores de idade com restrições específicas. As informações são do The New York Times.

Até o momento, não há uma data exata para o lançamento da funcionalidade. As crianças terão acesso autônomo ao Gemini por meio do Google Family Link, o aplicativo de controle parental da empresa.

O Google afirmou que os dados de usuários com menos de 13 anos não serão utilizados para o treinamento de seus modelos de inteligência artificial — uma medida semelhante à aplicada às contas do tipo Workplace for Education.

Usuários menores de 13 anos poderão usar o Gemini. (Fonte: GettyImages/Reprodução)

No comunicado enviado aos pais, a empresa reforça que o Gemini pode apresentar erros e que menores de 13 anos podem ser expostos a conteúdos indesejados. Ainda não foi esclarecido se haverá formas de limitar manualmente os tópicos acessíveis ou as interações com a IA.

O Google também destacou a importância do diálogo entre tutores e crianças sobre o uso da tecnologia. A recomendação é explicar que a IA não é um ser humano e reforçar boas práticas de uso, como evitar o compartilhamento de informações pessoais.

Entenda mais sobre o Gemini

O Google Gemini é o nome do ecossistema de inteligência artificial da empresa, que inclui tanto o chatbot quanto seus modelos de linguagem (LLMs). Ele está disponível de forma independente, via aplicativo próprio, e também integrado a outros serviços do Google, como o Docs e o Planilhas.

Quando um usuário menor de 13 anos acessar o Gemini pela primeira vez, os tutores serão notificados. Além disso, será possível desautorizar o acesso ao chatbot diretamente pelo Family Link.

Quer acompanhar as principais novidades sobre inteligência artificial e segurança digital? Siga o TecMundo nas redes sociais e fique sempre bem informado.


Avatar do(a) autor(a): Igor Almenara Carneiro

Redator de tecnologia desde 2019, ex-Canaltech, atualmente TecMundo e um assíduo universitário do curso de Bacharel em Sistemas de Informação. Pai de pet, gamer e amante de músicas desconhecidas.




Tecmundo

Redirecionando…

Mais recentes

PUBLICIDADE

Rolar para cima