A empresa aeroespacial Isar Aerospace enfim fez o lançamento do foguete Spectrum no domingo (30), mas explodiu em menos de um minuto. O incidente, descrito pela empresa como um desligamento controlado, serviu para coletar dados e não gerou danos na base de lançamento.
A explosão aconteceu cerca de 40 segundos após a decolagem do Spectrum. O lançamento aconteceu no Porto Espacial Ártico de Andoya, base localizada na Noruega. Por ser o primeiro experimento, a Isar ressalta que não esperava um sucesso completo.
O Spectrum é projetado para levar satélites pequenos e de médio porte para a órbita terrestre — portanto de até 1 tonelada. Porém, nesse voo inaugural, o foguete não comportava nenhuma carga útil. Veja o vídeo da explosão abaixo.
Nessa primeira decolagem, o objetivo era coletar dados de lançamento do foguete e avaliar os sistemas integrados ao projeto — portanto, não foi totalmente em vão. A estação norueguesa, cuja construção foi concluída somente em 2023, saiu sem qualquer dano.
“Nós nunca esperamos que [o foguete] fosse chegar à órbita terrestre”, disse o chefe executivo da Isar Aerospace, Daniel Metzler. “Nós nos planejamos para obter dados, e podemos dizer que conseguimos fazer isso com sucesso. Conseguimos muitos dados”, continuou.
Inicialmente, o foguete da Isar Aerospace seria lançado na base Guiana Space Centre, na Guiana Francesa.
Agora, a empresa se dedica a investigar as causas do incidente. A apuração deve levar alguns dias para ser concluída, afirmaram oficiais da companhia.
Conheça a Isar Aerospace
A Isar Aerospace é uma startup aeroespacial alemã sediada em Ottobrunn. A empresa foi fundada em 2018 e acumula investimentos de grandes nomes, como de um dos antigos chefes da SpaceX, Bulent Altan, e de fundos destinados ao setor.
A companhia desenvolve o Spectrum, um foguete de dois estágios alimentado por combustível líquido e com alcance máximo na baixa órbita terrestre. A expectativa é que o projeto seja majoritariamente fabricado pela própria empresa, contando com tecnologia de empresas nos arredores de Munique, na Alemanha.
E aí, o que você acha de conteúdo de ciência? Acompanhe o site do TecMundo nas redes sociais para saber tudo sobre o tema!
Redirecionando…
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no X(abre em nova janela)
- Clique para enviar um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Pinterest(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)