O nicho de videogames retrô, sobretudo aqueles portáteis de marcas como Anbernic, é sustentado por uma comunidade muito apaixonada por jogos antigos. Com a popularização de marketplaces como o AliExpress, o acesso a esse tipo de plataforma ficou cada vez mais facilitado — embora os preços tenham ficado insustentáveis após o tarifaço de Donald Trump.
Se você está por fora, saiba que nas últimas semanas Trump criou uma tabela de taxas globais que afetaram diversos países, principalmente a China — que teve tarifas surreais de 245% sobre seus produtos. Com isso, a Anbernic decidiu suspender por tempo indeterminado as remessas de portáteis retrô para os EUA.
“Devido as mudanças nas políticas tarifárias dos EUA, suspenderemos todos os pedidos enviados da China para os Estados Unidos a partir de hoje”, escreveu a Anbernic em seu site oficial. “Recomendamos fortemente priorizar produtos enviados de nosso depósito nos EUA, que atualmente não são afetados por impostos de importação e podem ser adquiridos com segurança”.
Portáteis retrô que já estão no depósito da Anbernic nos EUA não correm risco de taxação, mas estoques já devem ter esgotado
Recentemente, a Anbernic já havia começado a sugerir que os clientes norte-americanos escolhessem seu depósito nos EUA na hora de efetuar a compra, porque “os pedidos enviados aos Estados Unidos podem estar sujeitos a altas taxas alfandegárias”. Além disso, a empresa sugeriu aos clientes que “levassem esse risco potencial em consideração ao tomar suas decisões de compra”.
Vale ressaltar que a Anbernic não abriu um novo depósito para distribuição de consoles portáteis em território norte-americano — afinal, ele já existe por lá.

Na verdade, o que ocorre é que esse depósito não receberá mais remessas tão cedo, mas os produtos que já estão por lá não correm riscos de taxas extras após o tarifaço. No entanto, parece que não há mais portáteis disponíveis.
Embora você ainda possa adicionar um portátil da Anbernic ao seu carrinho de compras no site e selecionar o depósito norte-americano para a entrega, a empresa ainda emite diversos avisos e alerta que já não é mais possível adquirir o aparelho por lá.
Jogos físicos também podem ficar ainda mais caros com novas taxas impostas por Trump
Segundo Mat Piscatella, diretor executivo da agência Circana, as ameaças tarifárias impostas por Trump podem impactar a indústria de games de forma significativa — principalmente no que diz respeito às vendas de jogos físicos.
“Com tarifas de 25% sobre importações do México, posso prever uma queda acentuada no número de jogos baseados em disco que são lançados fisicamente nos EUA, já que grande parte dessa infraestrutura de produção está no México”, escreveu Piscatella no Bluesky.
Piscatella ainda prevê que “os preços sugeridos pelo fabricante digital aumentem para permanecer na paridade de preço com os jogos físicos”. E conclui: “Mas quem sabe. De qualquer forma, nada disso é bom para o mercado de jogos físicos”.

Bem, o fato é que tivemos inúmeros aumentos em jogos e serviços nos últimos dias. O PS Plus, por exemplo, ficou 30% mais caro em território latino-americano — enquanto a Nintendo anunciou que os jogos do Switch 2 custarão até US$ 80. É uma situação bastante delicada, considerando o poder de compra do brasileiro.
Em todo o caso, vale lembrar que as tarifas globais foram “congeladas” por cerca de 90 dias — enquanto o verdadeiro alvo de Trump segue sendo a China, que já foi taxada em 245% até agora.
Qual sua opinião sobre o tarifaço de Donald Trump? Conte para a gente nas redes sociais do Voxel!
Redirecionando…
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no X(abre em nova janela)
- Clique para enviar um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Pinterest(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)