PUBLICIDADE

Drone ajuda a tornar caças ‘invisíveis’; conheça o StormShroud


A Força Aérea Real do Reino Unido (RAF) começou a usar um novo tipo de drone projetado para a guerra eletrônica que pode bloquear a ação de radares inimigos, dificultando a detecção de aeronaves militares. A tecnologia foi revelada na última sexta-feira (2).

Batizada de StormShroud, a aeronave não tripulada vai trabalhar em apoio aos caças F-35B Lightning e Typhoon, tendo a função de aumentar a capacidade de furtividade desses aviões, deixando as missões mais seguras e eficazes. O modelo foi desenvolvido com base nas lições aprendidas na guerra da Ucrânia e outros conflitos recentes, segundo as autoridades do país.

O drone StormShroud atua aumentando a furtividade dos caças britânicos. (Imagem: Defence Equipment & Support/Divulgação)

O que faz o drone StormShroud?

Usando a plataforma Tekever AR3, a aeronave traz o sistema de guerra eletrônica BriteStorm, desenvolvido pela Leonardo UK. Quando a tecnologia é acionada, ela bloqueia o radar das forças adversárias, deixando os aviões invisíveis e o caminho livre para que os pilotos britânicos se concentrem em suas missões.

  • O drone StormShroud pesa cerca de 25 kg e tem alcance de aproximadamente 100 km;
  • Ele pode voar por até 16 horas com uma carga, alcançando velocidades de até 90 km/h;
  • Seu lançamento acontece por meio de trilhos, promovendo a implantação rápida mesmo em cenários complicados;
  • O sistema de bloqueio de radar BriteStorm integrado à aeronave pesa 2,5 kg e conta com memória digital de radiofrequência (DRFM) avançada;
  • Além de bloquear os radares inimigos, o mecanismo pode gerar sinais falsos de aeronaves, enganando os adversários.

De acordo com os militares britânicos, a aeronave inteligente será operada pelo Esquadrão 216, contando com o apoio de unidades da RAF regular, da Força Aérea Auxiliar Real (RAuxAF) e de outras divisões da Defesa do Reino Unido. Os operadores vão passar por treinamentos específicos.

A ideia da RAF é dividir o esquadrão em equipes menores, que poderão ser mais ágeis na operação do drone que bloqueia radares. “A RAF está comprometida em explorar tecnologias de ponta que possam aumentar sua letalidade e capacidade de sobrevivência em um mundo mais contestado e perigoso”, declarou o marechal do ar, Sir Rich Knighton, chefe do Estado-Maior da Aeronáutica britânica.

drone-bloqueia-radar-reino-unido-2.jpg
Os caças F-35B estão entre os que receberão apoio da tecnologia. (Imagem: Getty Images)

Quanto vai custar a tecnologia?

Inicialmente, a RAF vai investir £ 19 milhões, o equivalente a R$ 142,9 milhões pela cotação do dia, na compra do drone StormShroud. A quantia possibilitará a produção de centenas de unidades da aeronave não tripulada inteligente ainda em 2025 pela Tekever.

Nos próximos cinco anos, o acordo prevê um investimento de £ 400 milhões (R$ 3 bilhões) para a fabricação do drone com bloqueador de radar. O projeto pode resultar na geração de 1.000 empregos, impulsionando o segmento de defesa do Reino Unido.

Vale destacar que os drones AR3 e AR5 da Tekever têm sido usados em larga escala na linha de frente das Forças Armadas da Ucrânia no combate às investidas das tropas da Rússia. As aeronaves acumulam mais de 10.000 horas de voo em auxílio aos comandados de Volodymyr Zelensky.

Gostou do conteúdo? Leia mais notícias sobre tecnologia militar no TecMundo e não se esqueça de compartilhá-las nas redes sociais.



Tecmundo

Redirecionando…

Mais recentes

PUBLICIDADE

Rolar para cima