Em reunião realizada com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), na tarde desta quarta-feira (16), com autoridades locais e a representante da Associação das Empresas dos Polos Industriais do Rio Grande do Norte (ASPIRN), foram apresentados detalhes sobre a nova etapa da duplicação da BR-304, que corta o município de Macaíba.
O projeto prevê a construção de cinco viadutos ao longo da rodovia, com conclusão estimada para 2027. As obras já foram licitadas e incluem intervenções que visam melhorar a mobilidade urbana e garantir maior fluidez no tráfego da região metropolitana de Natal.
Serão três viadutos na BR-304, no setor do Distrito Industrial; sendo um nas proximidades da Marinha; o segundo em frente à fábrica Coteminas e o terceiro próxima empresa Coca-Cola. Outros dois serão construídos em pontos estratégicos do perímetro urbano do município: um no acesso à RN-160, próximo ao posto Gás Car, e outro na entrada da Avenida Mônica Dantas, também na BR-304.
Na reunião também foi apresentado um estudo técnico de implantação de retornos em cada viaduto, que terão cerca de 1,5 km de distância entre si.
Durante o encontro, representantes do DNIT também anunciaram que as marginais da BR-304, especialmente nas proximidades do Distrito Industrial de Macaíba, serão asfaltadas — melhoria já contemplada no projeto.
Próxima etapa da duplicação da BR-304, em Macaíba, será a implantação das marginais
De acordo com os representantes do DNIT, a duplicação avançará inicialmente no trecho entre o posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a rotatória do Vilar, com essa etapa já licitada. Na sequência, será licitado a próxima etapa do trecho que segue até às marginais do Distrito Industrial.
Outro ponto discutido foi a necessidade da retirada de postes por parte da Cosern, em áreas afetadas pelas obras, bem como algumas intervenções que serão feitas pela Caern com deslocamento de redes de adutoras. A Prefeitura de Macaíba se comprometeu a intermediar o diálogo com as concessionárias de energia e água para viabilizar a execução do cronograma.
Participaram da reunião o prefeito Emídio Júnior; o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ivanildo Ferreira; o subsecretário Jonata Denis; representantes do DNIT — entre eles o superintendente do órgão, Getúlio Carlin, a coordenadora de engenharia, Thatiana Queiroga, o chefe de operações Fábio Lisboa, o engenheiro fiscal Sandro Bezerra e a engenheira Juciane Coelho, da Planeje Projetos Engenharia e Supervisão. Também esteve presente a vice-presidente da ASPIRN, Tercina Suassuna.
Redirecionando…