Vários sites de municípios dos Países Baixos (Holanda) foram atacados na manhã desta segunda-feira (28). Os ataques foram reivindicados por cibercriminosos do grupo intitulado No Name, que tem origem russa.
Através do X (antigo Twitter), uma conta ligada ao No Name justificou a ação dizendo que os Países Baixos têm lutado ao lado da Ucrânia na guerra contra a Rússia. O perfil publicou uma mensagem dizendo que foram enviados 6 bilhões de euros em ajuda militar para a Ucrânia e que em 2026 serão enviados mais 3,5 bilhões.
“Para fazer isso, as autoridades [dos Países Baixos] tiveram que reduzir o orçamento para a educação e pesquisa em 1,2 bilhão de euros. É hora de visitar a Holanda novamente e relembrar como termina a ajuda ao regime de Kiev”, diz a mensagem.
The Netherlands sent military assistance to Ukraine in February 6 billion and allocated another 3.5 billion euros in 2026. To do this, the authorities had to reduce the budget for education and research by 1.2 billion euros??
It”s time to visit the Netherlands again and remind… pic.twitter.com/ZYjbwZLR6C
— NoName057(16) (@Noname05716) April 28, 2025
Estima-se que o ataque cibernético tenha afetado pelo menos 20 sites de cidades do país europeu. O modus operandi adotado pelo No Name na ação foi o de DDOS.
A sigla significa “Distributed Denial of Service”, ou “Negação Distribuída de Serviço” em português, e corresponde a um tipo de ataque em que um servidor online é sobrecarregado com muitos acessos.
Como todo servidor tem um limite, a sobrecarga acaba fazendo com que a página da internet caia ou pelo menos cause uma lentidão para quem realmente precisa acessar.
Nenhuma correlação com o apagão na Europa
De acordo com o site NL Times, Sebastião Quekel, que é porta-voz da província da Holanda do Norte, afirmou que apesar da larga extensão do ataque, nenhum dado foi comprometido.
“Um ataque DDoS é frustrante, mas não representa uma ameaça direta à nossa infraestrutura digital”, explicou Quekel.
As autoridades dos Países Baixos também fizeram questão de ressaltar que não há nenhuma ligação entre o ataque do No Name e o apagão que parte da Europa sofreu neste início de semana.
Regiões de Portugal, Espanha, França e Bélgica estão sem energia elétrica nesta segunda-feira, o que tem afetado o comércio, transportes e serviços essenciais como hospitais.
Redirecionando…
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no X(abre em nova janela)
- Clique para enviar um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Pinterest(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)