Imagem: Divulgação/Disney
Embora tenha começado como uma série de filmes, Star Wars não demorou a se transformar em uma franquia com histórias espalhadas por livros, games e séries, entre outros meios. Mesmo com a Disney tendo feito um “reset” do universo expandido após adquirir a franquia, produções como Andor continuaram a tendência de expansão vista nas décadas anteriores.
Assim, quem não está familiarizado com o universo da franquia pode ter um pouco de dificuldades em entender onde a história se encaixa em sua trama mais geral. Felizmente, no caso da narrativa que acaba de chegar à sua segunda temporada, é relativamente fácil encaixá-la dentro da cronologia oficial.
Andor se encaixa em qual ponto da cronologia de Star Wars?
Os eventos de Andor começam no ano 5 que antecede a grande Batalha de Yavin (BBY), que marcou a destruição da primeira Estrela da Morte. Já a segunda temporada começa no ano 4, terminando no mesmo ano em que o grande conflito entre o Império Galáctico e a Resistência Rebelde acontece.
A referência a Yavin é importante para a série, porque a destruição da grande arma capaz de explodir planetas só é possível pelo que acontece em seus episódios. Dentro do universo de filmes da franquia, ela se encaixa entre a terceira parte, A Vingança dos Sith, e a quarta, Uma Nova Esperança.
Enquanto o primeiro desses dois filmes acontece no ano 19 BBY, o segundo se passa naquele que acabou sendo conhecido como Ano 0 — justamente porque é nele que testemunhamos a explosão da primeira Estrela da Morte. No entanto, o longa-metragem mais importante para a história de Andor é Rogue One, que também acontece no Ano 0 — e cujo fim se conecta com o começo de Uma Nova Esperança.
Nele, vemos um bando de ex-criminosos e “pessoas comuns” se unindo para roubar os planos da grande arma do Império Galáctico, com o objetivo de encontrar um ponto fraco e planejar sua destruição. Na série que acaba de chegar à sua segunda temporada, vemos como esse grupo se formou e se estruturou para ajudar a Resistência Rebelde a existir e crescer.
Confira a cronologia entre o primeiro filme — a Ameaça Fantasma — até o momento em que Uma Nova Esperança acontece:
- Star Wars: A Ameaça Fantasma – 32 BBY
- Star Wars: Ataque dos Clones – 22 BBY
- The Clone Wars – 22 BBY–19 BBY
- Star Wars: A Vingança dos Sith – 19 BBY
- The Bad Batch – 19 BBY
- Solo: Uma História Star Wars – 13 BBY–10 BBY
- Obi-Wan Kenobi – 10 BBY
- Andor Temporada 1 – 5 BBY
- Star Wars Rebels – 5 BBY–1 BBY
- Andor Temporada 2 – 4 BBY–0 BBY
- Rogue One: Uma História Star Wars – 0 BBY
- Star Wars: Uma Nova Esperança – 0 BBY
Temporada 2 vai fazer vários saltos temporais
Algo a se prestar atenção ao assistir à Temporada 2 de Andor é o fato de que ela adota uma estrutura diferente da anterior. A primeira leva de episódios da série acontece toda durante o mesmo ano, permitindo que os fãs acompanhem em ritmo cadenciado o desenvolvimento de personagens e dos planos estabelecidos por eles.
Já a segunda leva de episódios vai ser diferente: a cada três partes, haverá um salto de um ano na cronologia. Com isso, a narrativa promete se desenvolver em um ritmo mais rápido, permitindo que o público acompanhe eventos importantes na criação e desenvolvimento da Aliança Rebelde — a promessa é que a cena final vai desembocar nos momentos que iniciam a história de Rogue One.
Comente nas redes sociais do Minha Série! Estamos no Threads, Instagram, TikTok e até mesmo no WhatsApp. Venha acompanhar filmes e séries com a gente!
Redirecionando…
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no X(abre em nova janela)
- Clique para enviar um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Pinterest(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)