Já disponível na íntegra na Netflix, Cilada é um novo suspense policial que está fazendo bastante sucesso no streaming. Em seus seis episódios, a trama acompanha a história de Ema Garay, uma jornalista que é conhecida por seu sucesso em desvendar casos que parecem não ter nenhuma solução.
Baseada na cidade de Bariloche, ela tem como nova missão desvendar o desaparecimento de Belén, um jovem de 16 anos que sumiu sem deixar rastros. No entanto, as descobertas que ela faz mudam sua perspectiva sobre a vida e fazem com que ela questione muito do que pensava ter aprendido em sua carreira.
Apesar de ter somente seis episódios, Cilada tem se destacado pela profundidade tanto de sua trama principal quanto dos personagens que apresenta. Mas será que isso é resultado de uma inspiração em alguma história real? Ou tudo o que vemos na série da Netflix é mero fruto da imaginação e talento de seus roteiristas?
Cilada é inspirada por uma história que realmente aconteceu?
Mesmo lidando com vários temas de forma realista e bastante contemporânea, Cilada não é inspirada em uma história real. A série do streaming é uma adaptação do livro de mesmo nome do autor norte-americano Harlan Coben, que já teve diversas de suas obras transformadas em séries da Netflix.
Coben é um colaborador frequente do serviço, que inclusive possui uma página dedicada às adaptações de suas tramas de suspense e mistério. Além do sucesso recente, ele também assina o recém-lançado Apenas um Olhar, bem como produções como Que Falta Você Me Faz, Inocente, Safe, Confie em Mim e Desaparecido para Sempre, entre diversas outras.
No entanto, Cilada não pode ser considerada uma versão 100% fiel de sua versão literária. O maior exemplo disso vem do fato de que ele troca a ambientação da cidade de Nova Jersey pelo frio da Patagônia argentina, levando os expectadores a acompanhar a ação na cidade turística de San Carlos de Bariloche.
Além disso, a obra da Netflix faz algumas adaptações na trama para que ela se encaixe melhor no contexto dos dias atuais. Na época em que o livro original foi publicado, em 2010, questões como o uso de smartphones e redes sociais eram bastante diferentes — e, por isso, o roteiro teve que sofrer uma série de alterações.
Autor elogiou as escolhas da Netflix
Em uma entrevista à Variety, o próprio Coben elogiou as escolhas da Netflix, afirmando que a cidade de Bariloche é ótima porque seus cenários conseguem transmitir uma grande sensação de isolamento. Apesar de não ter se envolvido diretamente com a adaptação, o autor aprovou o trabalho feito por seus roteiristas.
Mais do que o cenário, a versão televisiva de Cilada também mudou alguns elementos de sua premissa. Na versão que está fazendo sucesso, um assediador que usa plataformas online para atrair garotas jovens é um dos elementos centrais da trama, ajudando o público a se conectar com a investigação de Ema desde o primeiro momento.
A própria personagem principal também passou por adaptações: no livro original, seu nome é Wendy Tynes, e ela tem métodos de trabalho bastante diferentes. Na série em seis partes, ela depende muito das redes sociais para encontrar pistas e entender a verdade — algo que não seria possível caso a produção tivesse respeitado a ambientação dos anos 2010.
Segundo Coben, embora não tenha influenciado na maneira como a protagonista foi transformada, ele teve um papel importante em sua escalação. Foi o escritor quem sugeriu que Soledada Villamil fosse escolhida pelo papel, decisão que acabou sendo certeira graças ao talento exibido pela atriz.
Comente nas redes sociais do Minha Série! Estamos no Threads, Instagram, TikTok e até mesmo no WhatsApp. Venha acompanhar filmes e séries com a gente!
Redirecionando…
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no X(abre em nova janela)
- Clique para enviar um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Pinterest(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)