PUBLICIDADE

ChatGPT já consegue descobrir onde uma foto foi tirada – e isso é um perigo

Depois do viral das pinturas no estilo artístico do Studio Ghibli, o ChatGPT parece ter sua nova trend. As pessoas estão subindo fotos e a inteligência artificial (IA) está descobrindo com precisão a localização das imagens.

A nova habilidade da ferramenta foi adquirida a partir dos novos modelos o3 e o4-mini, que foram lançados nesta semana. A atualização garante que a plataforma da OpenAI consiga raciocinar utilizando exclusivamente imagens que os usuários fizeram upload.

Assim, muita gente tem percebido que basta subir uma imagem e pedir para que o ChatGPT responda onde aquela foto foi tirada. E vários dos palpites da IA têm sido extremamente certeiros.

“Pedi a um amigo meu para me dar uma foto aleatória. Eles me deram uma foto aleatória que tiraram em uma biblioteca e [modelo] o3 descobriu e acertou isso em 20 segundos”, publicou um usuário no X (Twitter).

A imagem que ele postou, que mostra somente a capa de alguns livros em uma estante, foi acertadamente reconhecida como tendo sido tirada na biblioteca da Universidade de Melbourne.

Além desse acerto impressionante, a IA também adivinhou fotos “mais fáceis” tiradas em localizações externas. Capturas de tela mostram os palpites corretos de Tóquio, Califórnia e até Paramaribo, capital do Suriname.

Polêmica

De acordo com o TechCrunch, as pessoas estão chamando o ChatGPT de “novo GeoGuessr”, em referência ao game online que te coloca para adivinhar a localização de imagens aleatórias de paisagem.

Zoeiras e memes à parte, a atualização do ChatGPT com os novos modelos o3 e o4-mini estão gerando polêmica.

Muita gente está se questionando quais as imagens que foram utilizadas para treinar a IA. No caso de imagens de locais públicos, a problemática é menor. Contudo, e em relação a imagens dentro de locais fechados e/ou privados?

A questão também traz uma séria dúvida sobre privacidade. Teoricamente, uma pessoa má intencionada poderia tirar um print dos stories no Instagram de alguém, realizar a busca no ChatGPT e persegui-la no mundo real.

Mas e aí, o que você acha da nova “habilidade” do ChatGPT? Siga o TecMundo nas redes sociais para acompanhar todas as novidades do mundo da tecnologia!



Tecmundo

Redirecionando…

Mais recentes

PUBLICIDADE

Rolar para cima