PUBLICIDADE

Celular dobrável: vale a pena investir em 2025?


Mais comuns entre as primeiras gerações de aparelhos, os celulares dobráveis estão de volta. Os novos modelos, lançados por grandes fabricantes como Samsung, Motorola e Xiaomi, têm ganhado novos adeptos principalmente entre os jovens.

Estes celulares, por conta de sua alta tecnologia, costumam ser mais caros que outros modelos. Mas será que ainda está valendo a pena comprar um assim? Acompanhe a seguir a nossa análise.

O mercado dos celulares dobráveis

O mercado de celulares não está aquecido para os dobráveis. (Fonte: Getty Images / Reprodução)

Embora não sejam exatamente novidade, os celulares dobráveis atuais fazem uso de uma alta tecnologia, principalmente por conta do uso de telas OLED e AMOLED flexíveis. Isso só é possível porque os aparelhos possuem camadas ultrafinas que proporcionam a dobra sem danos à tela.

Essas telas OLED são feitas a partir de materiais orgânicos que emitem luz quando a eletricidade passa por elas. Já que não necessitam de uma luz de fundo, elas podem ser finas a ponto de se tornarem flexíveis. O desenvolvimento dessa tecnologia fez com que novos modelos, com espessuras cada vez mais finas, e com maior resistência para impactos, chegassem ao mercado.

Os celulares modelo flip – como eram chamados esses aparelhos dobráveis – foram um grande sucesso no início dos anos 2000, no período do lançamento dos primeiros smartphones. Recentemente, eles voltaram a ganhar popularidade no mercado.

Contudo, depois de um momento de crescimento de vendas entre 2019 e 2023, eles passaram a ser menos procurados pelos consumidores. Há uma previsão de queda de 4% na procura destes modelos em 2025, com a demanda estacionando em cerca de 22 milhões de unidades, de acordo com um relatório da Display Supply Chain Consultants (DSCC).

Uma possível mudança nesse mercado, entretanto, pode ocorrer em breve. É que a Apple deve lançar seu primeiro iPhone dobrável no segundo semestre de 2026. Uma vez que esta é uma fabricante de grande destaque e com alta demanda entre os usuários, isso deve gerar um aumento imediato no interesse e nas vendas dos celulares dobráveis.

Vantagens dos celulares dobráveis

Os celulares dobráveis podem proporcionar uma ótima experiência de navegação. (Fonte: Getty Images / Reprodução)

Se você é um dos tantos que gosta dos celulares dobráveis, saiba que não está sozinho. Além disso, eles têm boas vantagens, em que o grande destaque é a portabilidade: ao se dobrarem, os celulares ficam menores e mais fáceis de carregar. Quando são abertos, as telas ampliam consideravelmente e passam a oferecer uma excelente experiência de navegação.

Outro aspecto que gera muito interesse é que a tela grande (com displays que chegam a 7,6 polegadas) permite que sejam executados até três aplicativos ao mesmo tempo, com muita eficiência. Ou seja, para quem usa o smartphone para várias coisas ao mesmo tempo, é uma verdadeira mão na roda.

Por fim, o fato de ser dobrável proporciona também uma outra vantagem que talvez seja menos óbvia: o celular se torna mais versátil na hora de ser utilizado para captar fotos e vídeos. Isso porque a câmera consegue alcançar novos ângulos. Há também o chamado modo flex, disponível em vários modelos, que consegue transformar o dispositivo em seu próprio tripé. Para muita gente, esse é um recurso bem legal.

Desvantagens dos celulares dobráveis

Celulares dobráveis podem exigir uma alta manutenção. (Fonte: Getty Images / Reprodução)

O ponto mais negativo dos celulares dobráveis, sem dúvida, é que eles ainda têm um preço muito elevado. Há modelos premium que custam mais de R$ 10 mil, o que faz com que seja necessário analisar bem o seu custo benefício antes de adquirir um.

Mas há outro aspecto importante a ser avaliado, que é a questão da durabilidade. Uma vez que telas dobráveis são mais suscetíveis a danos, isso pode acarretar em gastos a mais em manutenção. O próprio mecanismo de dobradiça do celular pode também apresentar desgaste ao longo do tempo.

Outra questão é a autonomia da bateria, que pode ser baixa por conta do alto consumo de energia das telas maiores. Por fim, outro ponto a ser analisado é que, por conta da sua alta tecnologia, pode ficar mais difícil de encontrar uma assistência técnica especializada, caso precise arrumar alguma coisa.

Celulares dobráveis: vale a pena?

Os celulares dobráveis podem ser muito vantajosos conforme o uso pretendido a eles. (Fonte: Getty Images / Reprodução)

Se você está de olho em um novo celular dobrável, a recomendação é avaliar alguns aspectos antes de fazer o seu investimento. Caso o seu perfil seja o de alguém que usa bastante o smartphone para muitas tarefas, e precisa de uma tela grande, ele pode ser uma ótima escolha.

Mas considere também como está o seu orçamento disponível, já que esses aparelhos tendem a ser mais caros. Isso deve também compreender uma análise sobre possíveis gastos com manutenção e reparos. Por conta disso, é importante também pesquisar se há um suporte técnico confiável disponível perto de você.

Depois de avaliar todos esses quesitos, se considerar que um dobrável atende às suas necessidades, é só correr para o abraço e adquirir o seu. Com certeza, ele vai proporcionar uma ótima experiência.

Siga nos acompanhando no TecMundo para acessar os melhores conteúdos sobre tecnologia. Até a próxima!



Tecmundo

Redirecionando…

Mais recentes

PUBLICIDADE

Rolar para cima