O número de casamentos entre pessoas do mesmo sexo cresceu mais do que a média nacional no Rio Grande do Norte, de acordo com dados da pesquisa de Estatísticas do Registro Civil de 2023 divulgada nesta sexta-feira (16) pelo IBGE.
Os casamentos entre homens aumentaram 21,5% no Rio Grande do Norte, em 2023, na comparação com 2022. Entre mulheres, a alta foi de 14,7%.
O destaque na pesquisa do IBGE ficou com o município de Mossoró, que teve aumento de 86,7% no casamento entre homens e 72,7% no casamento de mulheres, na comparação com o ano anterior.
Em Parnamirim o aumento foi de 16,7% nos casamentos entre homens e 22,2% entre mulheres. Já na capital, Natal, houve queda de -33,3% nas uniões entre homens e 5,7% entre mulheres.
Ao todo, 65 casamentos com cônjuges masculinos foram registrados no estado ao longo do ano. Entre mulheres, o número foi maior: 95.
Para o IBGE, os “dados sugeriram uma ampliação do acesso a direitos civis por parte da população LGBTQIA+”.
Alta maior que a regional
Os percentuais do Rio Grande do Norte foram maiores que os registrados no país e na região Nordeste. O Brasil teve uma queda de 5,1% nos casamentos entre homens (-5,1%) em 2023, enquanto os casamentos entre mulheres cresceram 5,6%.
Fonte: Portal g1 RN
Saiba mais AQUI
Redirecionando…
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no X(abre em nova janela)
- Clique para enviar um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Pinterest(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)