PUBLICIDADE

Bionic Bay: Como um post no Reddit deu vida a um dos jogos mais geniais de 2025


Enquanto empresas gigantes do mundo dos games tentam forjar jogos perfeitos em múltiplas reuniões que envolvem acionistas, desenvolvedores e, por vezes, até grupos de testes, a coisa é bem diferente para criadores independentes. Um dos títulos mais subestimados e inovativos de 2025, o game de plataforma Bionic Bay é a prova disso: o projeto só ganhou vida graças a uma interação no Reddit, mostrando que até mesmo um “alô” online pode ser o pontapé inicial para algo histórico.

Trazendo uma atmosfera sombria e repleta de ficção científica, Bionic Bay acompanha um cientista explorando um local devastado após o experimento de uma empresa dar errado. Usando alta flexibilidade e uma mecânicas como teletransporte, o solitário protagonista precisa busca respostas em um mundo que, a todo custo, quer o assassinar.

O resultado disso? Um jogo de plataforma com nota 87 no Metacritic e aprovação muito positiva dos usuários da Steam, entregando uma experiência genial de gameplay, com muita originalidade e desafio — fique ligado, pois nossa review será lançada em breve!

Post no Reddit deu vida a Bionic Bay

Apesar do tom despótico de seu gameplay e narrativa, Bionic Bay ganhou vida de maneira amigável: os desenvolvedores por trás do jogo se conheceram após uma interação no Reddit e começaram a trabalhar juntosm em 2019. Juhana Myllys, desenvolvedor solo do estúdio Mureena, contou a história em entrevista ao Voxel.

“Alguns anos atrás, me deparei com uma mecânica de jogo fascinante em uma publicação no Reddit”, explicou o desenvolvedor. “Na época, eu ainda estava nos estágios iniciais do planejamento do meu próximo jogo, e imediatamente me ocorreu que a mecânica mostrada no vídeo poderia ser a essência dele.”

bionic-bay-entrevista.jpg
Juhana Myllys, um dos desenvolvedores de Bionic Bay.

O clipe em questão foi compartilhado por Xiao-Fong Huang, estudante de ciência da computação de Taiwan, que trabalhava em um projeto de jogo que viria a se tornar Bionic Bay. “Entramos em contato, começamos a trocar ideias e decidimos nos unir para desenvolver um game juntos”, explicou Myllys.

Jogo de plataforma se destaca pelas mecânicas divertidas

A principal mecânica de gameplay de Bionic Bay envolve teletransporte: ao tocar em objetos no ambiente, o protagonista pode trocar de lugar com eles. A solução garante momentos que lembram clássicos como Portal, garantindo puzzles inteligentes e desafiadores.

No entanto, o gameplay vai além disso. O jogo de plataforma também utiliza outros artifícios para modificar os ambientes e desafiar os jogadores. De acordo com o desenvolvedor, uma das mecânicas que mais deu trabalho para a dupla de desenvolvedores foi a troca de gravidade, que consegue ser simples e complexa ao mesmo tempo.

“A mecânica em si é bastante simples, mas projetar níveis em torno dela acabou sendo um grande desafio”, explicou Myllys. Você pode basicamente girar o mundo inteiro ao seu redor, então, naturalmente, uma ferramenta como essa pode quebrar quase qualquer ideia em um nível.

undefined

De acordo com o desenvolvedor, foi um grande desafio desenvolver certas partes sem que tudo pudesse ser quebrado no resultado final. “Era muito trabalhoso garantir que os jogadores não quebrassem os conceitos básicos do design dos níveis, ao mesmo tempo em que garantia que tivessem liberdade suficiente para serem criativos.”

Limbo inspirou Bionic Bay?

Além de ser viciante com suas mecânicas cheias de possibilidades, Bionic Bay também impressiona com sua atmosfera. À primeira vista, muitos jogadores podem relacionar o título com o clássico Limbo, lançado em 2010.

Enquanto a comparação deixa o desenvolvedor finlandês lisonjeado, ele ressalta que os fãs de Limbo vão encontrar algo muito diferente se derem uma chance para Bionic Bay. “antes de mais nada, Limbo é um clássico, e ser comparado a ele é um grande elogio. Dito isso, nunca pensei realmente em Limbo enquanto fazia Bionic Bay”, revelou Myllys.

undefined

“Acho que a comparação é fácil de fazer porque o personagem principal de Bionic Bay é frequentemente visto como uma silhueta negra na sombra. Mas, além disso, a atmosfera geral, a mecânica do jogo e até mesmo o ritmo são bem diferentes”, completou o desenvolvedor.

De acordo com o criador do game, a maioria das influências por trás do jogo vem de fora do mundo dos games. “O personagem, por exemplo, lembra muito Buster Keaton. Além disso, a configuração da câmera em muitos de seus filmes é similarmente 2D, se é que isso faz sentido. O estilo visual dos filmes de Roger Deakins foi uma grande inspiração. A maneira como ele usa cores, luz e sombras marcantes”, relatou o fundador do estúdio Mureena.

Com nota 87 no Metacritic, Bionic Bay pode ser jogado no PC e PS5. Além da campanha, o jogo de plataforma de R$ 79,90 também conta com um modo online que promete eventos regularmente. E aí, o que você achou do título? Comente nas redes sociais do Voxel!
 



Tecmundo

Redirecionando…

Mais recentes

PUBLICIDADE

Rolar para cima