PUBLICIDADE

Jenna Ortega: A atriz que deu o rosto a Wandinha e outras personagens


Para a alegria dos fãs de Jenna Ortega, a segunda temporada de Wandinha tem estreia programada para o dia 6 de agosto, quando a Netflix vai liberar a parte inicial da nova leva de episódios. Já a segunda metade estará disponível no streaming em 3 de setembro.

Neste aguardado retorno da produção que alçou a jovem atriz ao posto de estrela de Hollywood, a infame personagem terá que lidar com antigos e novos inimigos, segredos de família e mistérios sobrenaturais arrepiantes. A trama promete ser ainda mais desafiadora para ela.

Mantendo a estética gótica e o humor ácido que marcaram o ano inaugural da produção, a nova temporada de Wandinha também terá caras diferentes. Nomes como Stevie Buscemi, Christopher Lloyd, Haley Joel Osment e Thandiwe Newton estão confirmados e Lady Gaga fará uma participação espacial.

Enquanto os novos episódios não chegam, que tal relembrar a carreira de Jenna Ortega? Conheça, a seguir, a trajetória da estrela por trás da série da Netflix, incluindo outros papéis de destaque e algumas curiosidades sobre ela.

Início da carreira

Natural de Palm Desert, na Califórnia (Estados Unidos), Jenna Marie Ortega nasceu no dia 27 de setembro de 2002 e começou a lidar com as câmeras desde cedo. Por volta de 2010, quando tinha apenas 8 anos e estava entretida com as brincadeiras infantis, começou a fazer audições.

Seu talento chamou a atenção e ela ganhou o primeiro papel na telinha, fazendo uma pequena participação na série Rob, em 2012. No mesmo ano, emendou um novo trabalho, aparecendo em um capítulo de CSY: NY, e em 2013 já estreava no cinema.

Com 11 anos, Jenna Ortega fez seu primeiro filme, atuando como a filha do vice-presidente em Homem de Ferro 3, protagonizado por Robert Downey Jr. Naquele mesmo ano, ela esteve em Sobrenatural: Capítulo 2, estreando no segmento de terror.

Jenna Ortega iniciou a carreira quando tinha 10 anos. (Imagem: Getty Images)

A presença em duas produções que foram sucesso de bilheteria colocou a adolescente em destaque. Em 2014, ela ganhou papel recorrente na série Rake e foi escolhida para interpretar a versão infantil de Jane em Jane the Virgin, participando em flashbacks até o final da trama, em 2019.

A estreia na Netflix aconteceu em 2015, no seriado Richie Rich, e logo depois ela ganhou seu principal papel até então, na série Stuck in the Middle. Na produção do Disney Channel exibida entre 2016 e 2018, Ortega era Harley Diaz, a irmã do meio de uma família de sete irmãos, que fazia de tudo para ser notada.

Fama como Wandinha

Com o sucesso no Disney Channel, a carreira de Jenna decolou. Antes de ser novamente protagonista, ela participou de outras produções para a TV e mostrou seu talento em filmes, até que em 2021 foi anunciada a escolha para o papel principal em Wednesday, nome original da atração.

Em novembro de 2022, aconteceu a estreia de Jenna Ortega como Wandinha na Netflix. A trama é baseada na personagem de A Família Addams, clássica história em quadrinhos criada pelo cartunista Charles Addams, lançada na década de 1930 e que ganhou várias adaptações.

Uma garota de 16 anos com estilo gótico e poderes psíquicos, Wandinha Addams é expulsa da escola após defender seu irmão de bullying. Na sequência, ela vai parar em um internato nada convencional, onde aprende a dominar suas habilidades e precisa lidar com colegas que têm poderes sobrenaturais.

A menina inteligente e de personalidade fria e sarcástica também passa a investigar mistérios na cidade, ao mesmo tempo em que inicia o processo de amadurecimento. Na segunda temporada, a protagonista precisará tomar decisões que podem transformar o rumo de sua vida.

Recebendo avaliações bastante positivas desde a estreia da série, Ortega foi indicada ao Emmy Awards de 2023 na categoria de Melhor Atriz em Série de Comédia e ao Globo de Ouro de Melhor Atriz em Série de Comédia/Musica. No entanto, ela não venceu as premiações.

jenna-ortega-atriz-wandinha-2.jpg
Elenco da primeira temporada de Wandinha. (Imagem: Getty Images)

Outros papéis de destaque de Jenna Ortega

Além dos trabalhos na TV citados anteriormente, a atriz que faz a Wandinha Addams participou da segunda temporada de You, exibida pela Netflix. Ela entrou na história em 2019, como Ellie Alves, e deveria retornar na quinta e última temporada, lançada este ano, porém não conseguiu conciliar as gravações das duas produções.

Ortega também emprestou sua voz para a Princesa Isabel na animação Elena de Avalor da Disney, entre 2016 e 2020, e para Gabriella Espinosa de Os Vizinhos Green, lançada em 2019. Jurassic World: Camp Cretaceous é outra animação cuja voz da atriz está presente, no papel de Broklynn.

Já entre os filmes de Jenna Ortega, vale destacar a participação nos longas Pânico 5 (2022) e Pânico 6 (2023), interpretando Tara Carpenter, e em X – A Marca da Morte (2022) e Terror no Estúdio 666 (2022). Mostrando talento para o terror, ela também fez A Babá: Rainha da Morte (2020).

Mais recentemente, a americana estrelou A Garota de Miller (2024), no qual faz uma estudante se envolvendo com seu professor, e Bettlejuice 2. Na sequência do longa lançado em 1988, ela dá vida a Astrid Deetz, filha da protagonista Lydia Deetz (Wynona Rider), que duvida dos poderes paranormais da mãe.

Em 2025, ela participou de Death of a Unicorn, longa de humor ácido que tem Paul Rudd no elenco, e de Hurry Up Tomorrow: Além dos Holofotes, ao lado de The Weeknd, que ainda vai estrear. Quanto aos próximos filmes de Jenna Ortega, ela estará em Klara and the Sun e em The Gallerist, sem data de lançamento anunciada.

jenna-ortega-atriz-wandinha-3.jpg
A atriz americana também participou de filmes da franquia Pânico. (Imagem: Getty Images)

Curiosidades sobre Jenna Ortega

Descendente de mexicanos e porto-riquenhos, Jenna já se envolveu em polêmica com a primeira dama dos EUA, Melania Trump, que usou uma jaqueta com a frase “eu realmente não me importo, e você?” ao passar por um acampamento de imigrantes em 2018. Dias depois, a atriz usou uma jaqueta respondendo à esposa de Donald Trump.

“Eu me importo e você também deveria”, dizia a frase no casaco da então adolescente, fotografada durante o evento Radio Disney Music Awards, em um recado direto a Melania, confirmado em entrevistas.

Ortega também demonstrou uma postura firme ao abandonar as gravações do filme Pânico 7 em solidariedade à colega, Melissa Barrera, que havia sido demitida após postagens em apoio à Palestina. A atitude foi seguida por outros dois diretores do projeto.

Falando em direção, a atriz que é fã da cantora Gal Costa pode iniciar a carreira de diretora em breve. Em entrevista à V Magazine, ela revelou ter escrito um roteiro original há 10 anos, mas sem contar do que trata a história, e que já está trabalhando para tirá-lo do papel.

E para você, qual é o trabalho mais marcante de Jenna Ortega? Comente nas redes sociais do Minha Série!



Tecmundo

Redirecionando…

Mais recentes

PUBLICIDADE

Rolar para cima