Um anticoncepcional masculino não hormonal em fase de testes clínicos vem apresentando resultados promissores e pode estar à venda a partir de 2028, como revelou a Contraline, responsável pelo método, na última semana. Denominado ADAM, o produto será uma alternativa à vasectomia.
De acordo com a empresa de biotecnologia, o tratamento demonstrou segurança e eficácia mesmo após dois anos da sua aplicação. Recentemente, dois voluntários foram os primeiros a atingir a azoospermia, que é a ausência de espermatozoides no sêmen ejaculado.
Há, ainda, outros participantes com eficácia contínua registrada aos 12, 15, 18 e 21 meses, por meio de análises do sêmen em laboratório e testes domésticos. A partir desses resultados, a fabricante decidiu avançar os experimentos para a próxima etapa, que já recebeu aprovação regulatória.
“Nenhum outro método pode fornecer contracepção duradoura (dois anos), não hormonal e temporária”, afirmou o CEO da Contraline, Kevin Eisenfrats, à IFLScience. Ele também comentou que os voluntários que testaram o anticoncepcional ADAM não apresentaram efeitos adversos graves.
Como funciona o anticoncepcional masculino ADAM?
O novo método contraceptivo masculino em desenvolvimento é um hidrogel injetável e funciona como uma espécie de barreira. Ele permite bloquear temporariamente a passagem dos espermatozoides pelo ducto deferente, canal que faz a ligação entre a uretra e os testículos.
Para que isso aconteça, é necessária a aplicação do gel por meio de procedimento em consultório, com duração máxima de 30 minutos. O ADAM tem efeito prolongado no bloqueio da movimentação dos espermatozoides, sem afetar a ejaculação, dispensando aplicações constantes.

Segundo a Contraline, o tratamento também não causa nenhum efeito adverso sobre a libido, possibilitando seguir com as relações sexuais normalmente. E ao final do seu período de eficácia, o gel se dissolve sem causar quaisquer danos ao organismo e o fluxo normal de esperma é restabelecido.
Dessa forma, o usuário não precisa passar por cirurgia, como na vasectomia. Outra vantagem é a possibilidade de recuperação da capacidade reprodutora ao final, o que não há garantia na técnica convencional, considerada uma opção de contracepção permanente.
Quando começam os próximos testes?
Com os resultados promissores nos testes do novo anticoncepcional masculino, a fabricante agora vai para a próxima fase do ensaio clínico, que será realizada na Austrália a partir do terceiro trimestre deste ano. Durante esta fase, a Contraline espera recrutar pelo menos 30 pessoas.
Encontrar interessados não será um problema, pois a empresa possui uma lista de espera de 15 mil nomes, de acordo com Eisenfrats. “Acredito que os homens estão mais abertos a novos contraceptivos masculinos agora do que há 20, 30, 40 anos. Não há dúvida de que existe demanda por parte dos consumidores”, comentou o CEO.
Ele disse, ainda, que a próxima etapa é aguardada com grande expectativa, pois pesquisas semelhantes nunca demonstraram segurança, eficácia e reversibilidade após a fase dois. Se tudo der certo, o executivo acredita que o anticoncepcional ADAM estará à venda em algum momento de 2028.
Gostou do conteúdo? Continue se atualizando sobre tecnologia e ciência no TecMundo e não se esqueça de compartilhar as notícias nas redes sociais.
Redirecionando…
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no X(abre em nova janela)
- Clique para enviar um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Pinterest(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)