PUBLICIDADE

Elisabeth Moss, de O Conto da Aia, brilha também como diretora! Conheça a atriz


A sexta temporada de O Conto da Aia estreou este mês no Paramount+, para a alegria dos fãs que aguardavam os capítulos inéditos há um longo tempo, por causa da greve dos roteiristas de Hollywood. Neste último ano da produção, uma das novidades é a presença de Elisabeth Moss também atrás das câmeras.

Intérprete da personagem principal da trama baseada na obra de Margaret Atwood, a atriz americana vai mostrar o seu talento como diretora. Ela ficou responsável por dirigir um total de quatro dos 10 episódios da temporada final do programa.

Continuando a explorar temas como opressão e resistência em meio a um futuro distópico, a temporada final terá June Osborne diante do seu maior desafio. Lutando contra o regime teocrático de Gilead, ela vai em busca de novos aliados para derrubar a tirania.

E é sobre a intérprete da líder da rebelião das aias que vamos comentar neste texto. Confira, a seguir, tudo sobre Elisabeth Moss em um resumo da carreira da protagonista de The Handmaid’s Tale.

Quem é Elisabeth Moss?

Nascida em Los Angeles (EUA) no dia 24 de julho de 1982, a estrela de O Conto da Aia poderia ter seguido a carreira musical, já que seus pais, Ronald Charles Moss e Linda Moss, possuem ligação com o universo da música, especialmente o blue e o jazz. De toda forma, o lado artístico esteve presente desde cedo em sua vida.

Pensando em se tornar dançarina profissional, Moss decidiu fazer aulas de balé em uma escola de Nova York, na adolescência, depois de estudar com a então bailarina Suzanne Farrell na capital americana. Mas ao mesmo tempo, começaram a surgir os primeiros convites para atuar na TV, fazendo-a optar por este caminho.

Antes de seguirmos para os principais papéis dela na telinha e na telona, vale contar mais algumas curiosidades sobre a vida pessoal de Elisabeth Moss. Uma das mais comentadas é em relação à sua religião, devido à ligação com a Cientologia, o que chegou a gerar críticas dos fãs.

Elenco de O Conto da Aia reunido. (Imagem: Getty Images)

Em uma rara entrevista sobre a religião das celebridades, em 2022, a atriz disse que a Cientologia é uma religião incompreendida e atribuiu a ela a razão de ter se tornado uma pessoa mais comunicativa. A artista também ressaltou que se trata de uma crença aberta, ao contrário do imaginário popular.

Quanto ao lado romântico, Elisabeth foi casada com o ator e comediante Fred Armisen entre 2009 e 2011. No ano passado, ela anunciou a sua primeira gravidez, mas não revelou quem é o pai do bebê, que nasceu no segundo semestre de 2024 e chegou a frequentar o set de gravações da última temporada de The Handmaid’s Tale, acompanhando a mãe.

Principais atuações como atriz

A carreira de Elisabeth Moss começou cedo, em 1990, quando ela apareceu no filme para TV, Bar Girls, e na minissérie Lucky Chances. Depois de pequenos trabalhos ao longo da década, em 1999 ela ganhou um papel recorrente em The West Wing, e apareceu no longa Garota Interrompida, no mesmo ano.

No início dos anos 2000, ela esteve em filmes como Heart of America e Virgem, enquanto em 2006 veio o seu grande papel até então, atuando como Peggy Olsen em Mad Men. O trabalho rendeu a ela várias indicações ao prêmio Emmy e ajudou a consolidar sua carreira na TV.

Moss também participou de episódios de séries como Law & Order: Criminal Intent, Grey’s Anatomy, Medium e Ghost Whisperer, entre outras produções. Ainda na telinha, ela começou a fazer O Conto da Aia em 2017, e enquanto protagonizava a trama estrelou outras duas produções, os seriados Iluminadas, quando trabalhou com Wagner Moura, e The Veil.

Já na telona, suas participações de destaque mais recentes foram nos longas Nós, Rainhas do Crime e Shirley, este último lançado em 2020. No mesmo ano, ela estrelou O Homem Invisível, inspirado no clássico da ficção científica escrito por H. G. Wells, e em seguida esteve em Quem Fizer Ganha e Shell.

Quanto ao futuro, um dos próximos trabalhos de Elisabeth Moss será a adaptação para o cinema do livro Last Night at the Lobster, de Stewart O’Nan. Ainda sem data de estreia definida, o filme terá direção de Wagner Moura, apontado pela atriz como “uma de suas pessoas favoritas”, e a participação de Sofia Carson.

elisabeth-moss
Foto: Getty Images

Elisabeth Moss como June Osborne

Apontado como o maior papel da carreira de Elisabeth Moss, June Osborne é uma personagem central em The Handmaid’s Tale. No futuro distópico em que a história se desenrola, ela é uma das mulheres forçadas a servir como aia, uma dama de companhia pertencente ao Estado e obrigada a procriar para os comandantes de Gilead.

Quando isso acontece, ela perde seu nome original e passa a ser chamada de Offred, ao servir o Comandante Fred Waterford, um dos chefes do regime, e depois de Ofjoseph, após ser enviada para o Comandante Joseph Lawrence. Sua jornada tem a resistência contra os opressores como marca, tornando-a um símbolo da luta contra o sistema.

Desde o início do trabalho de Moss na série, sua interpretação vem ganhando avaliações bastante positivas, resultando em várias nomeações a prêmios importantes. Logo na primeira temporada, foi indicada ao Emmy de Melhor Atriz Principal em série dramática e venceu.

Ela voltou a concorrer na mesma categoria em mais duas ocasiões, ainda no Emmy, e outras três vezes no Globo de Ouro, ganhando uma delas, em 2017. Outro prêmio vencido por Moss atuando como June Osborne foi o Critic’s Choice Awards de Melhor Atriz em série dramática de 2018.

Vale destacar, ainda, os prêmios ganhos pela produção, coletivamente, incluindo um Globo de Ouro, um Critic’s Choice Awards e um Producers Guild of America Awards.

elisabeth-moss-o-conto-da-aia-4.webp
Moss interpreta June Osborne desde 2017. (Imagem: Hulu/Divulgação)

Elisabeth Moss por trás das câmeras

Além do papel essencial na trama como a protagonista da história em seus passos finais, a estrela de O Conto da Aia exerceu outra função importante na última temporada. Ela assumiu a direção de quatro episódios do sexto ano do programa, contracenando e coordenando os colegas de elenco.

Os dois capítulos que inauguraram a temporada contaram com Moss também atrás das câmeras e o mesmo vai acontecer com o penúltimo e o último. Em entrevista ao Deadline, ela comentou sobre o que mais a incomodou ao realizar este trabalho diferente.

“Acho que a parte mais difícil é fazer todo mundo esperar enquanto eu assisto para ter certeza de que está tudo bem, porque parece obviamente narcisista ficar sentada”, revelou a diretora, se referindo às repetições de cenas que podem ser bastante exaustivas.

Já ao TVLine, ela disse acreditar que os fãs irão assistir a um final “gratificante e satisfatório” para June Osborne, mas sem contar maiores detalhes. Vale lembrar que Moss também atuou como produtora executiva do seriado, tendo um grande envolvimento com todo o projeto.

E você, o que espera para o final de O Conto da Aia? Comente nas redes sociais do Minha Série! Estamos no Threads, Instagram, TikTok e até mesmo no WhatsApp. Venha acompanhar filmes e séries com a gente!



Tecmundo

Redirecionando…

Mais recentes

PUBLICIDADE

Rolar para cima