PUBLICIDADE

Nintendo Switch 2 entrega desempenho similar ao do PS4, segundo Digital Foundry


O Switch 2 finalmente foi revelado pela Nintendo, então o assunto nas redes não é outro senão a nova geração de consoles da Big N. Certamente, um dos principais pontos discutidos sobre o aparelho é o seu desempenho gráfico — que será semelhante ao do PlayStation 4, segundo a análise do Digital Foundry. Lembrando que o veículo tem um grande domínio no assunto, principalmente em comparações dessa natureza.

Durante o podcast Digital Foundry Direct Weekly, os especialistas da bancada compararam versões de jogos multiplataforma rodando no novo console da Nintendo — incluindo títulos como Final Fantasy 7 Remake, Hogwarts Legacy e Elden Ring.

FF 7 Remake, Hogwarts Legacy e Elden Ring estão rodando “liso” no Switch 2

A equipe do DF afirma que o PS4 é um “ponto de comparação muito natural para o Switch 2”. No caso de Final Fantasy 7 Remake, o desempenho no Switch 2 foi considerado próximo ao do PlayStation 4 — enquanto em Hogwarts Legacy a qualidade de imagem no console de nova geração da Nintendo foi superior a da versão de PS4.

Já no caso de Elden Ring a comparação foi mais limitada, pois não houve acesso direto ao material de imprensa. Ainda assim, os analistas destacaram que a resolução e as configurações visuais parecem equivalentes — ou até melhores que as do console da Sony.

Em suma, os especialistas avaliam que o Switch 2 tem mostrado bom desempenho na reprodução de jogos modernos, trazendo qualidade gráfica no nível do PS4 e possíveis melhorias em outros aspectos importantes — como tempos de carregamento e tecnologias de renderização, por exemplo. “É um desempenho muito bom para o Switch 2 até agora”, concluiu o Digital Foundry.

Switch 2 será 10x mais potente que o modelo atual, além de oferecer ray tracing e DLSS

Após a revelação do console de nova geração no início do mês, a Nvidia anunciou em seguida que o aparelho terá tecnologias de nova geração — incluindo ray tracing e DLSS.

Em comunicado, a empresa confirmou que o Switch 2 usará um chip customizado da Nvidia, com CPU e GPU integradas capazes de entregar desempenho até 10 vezes maior que o modelo atual do console.

Embora as especificações técnicas do chip não tenham sido divulgadas até o momento, a Nvidia afirmou que ele possui núcleos suficientes para suportar ray tracing — o que certamente possibilitará iluminação mais realista, reflexos aprimorados e sombreamento avançado nos jogos. Lembrando que a tecnologia já é utilizada em consoles como PS5 e Xbox Series X, mas depende de boa otimização para manter o desempenho.

Outro destaque, certamente, é o uso do DLSS, uma tecnologia de upscaling de imagem por inteligência artificial que melhora a qualidade visual e aumenta a taxa de quadros sem sobrecarregar o hardware. O recurso deve ser essencial para garantir bom desempenho gráfico — mesmo em jogos mais exigentes.

Além disso, o Switch 2 também terá suporte a recursos como o GameChat — que traz microfone embutido, cancelamento de ruído e compatibilidade com webcam. A Nvidia explicou que essas funções também serão otimizadas pelo chip do console e contribuirão para uma experiência robusta nas jogatinas.

Segundo jornal japonês, Nintendo teria adiado o lançamento do Switch 2 na China

De acordo com o jornal japonês Nikkei, a Nintendo teria decidido adiar o lançamento oficial do Switch 2 na China. Segundo as informações, a empresa estaria avaliando a demanda local e as rígidas regulamentações do governo chinês antes de confirmar a chegada do console de nova geração ao país.

Vale lembrar que a venda do modelo atual do Switch na China é feita em parceria com Tencent, que se recusou a comentar sobre uma possível distribuição do Switch 2.

O mercado chinês é conhecido por impor restrições severas à publicação de consoles e jogos — o que pode ser o motivo pela cautela da Nintendo. Certamente, o tarifaço de Donald Trump também pode ter influenciado de alguma forma na suposta decisão.

Além das barreiras regulatórias, a popularidade dos jogos mobile na China também afeta o apelo de consoles como o Switch. Wang Xu, analista da Gamma Data, afirmou que “os obstáculos para o sucesso na China continuam altos” e destacou a necessidade de equilibrar a experiência do consumidor com o cumprimento das políticas locais.

Mesmo assim, a demanda pelo novo console parece existir. Algumas lojas físicas e online na China continental já estão aceitando pré-vendas da versão de Hong Kong do Switch 2, sinalizando o interesse de parte do público chinês.

Quando o Switch 2 será lançado? Quanto custará o novo videogame da Nintendo?

Aos ansiosos, saibam que o Switch 2 será lançado no dia 5 de junho deste ano por US$ 450 (cerca de R$ 2.567 na conversão atual sem impostos). Infelizmente, a gigante japonesa ainda não revelou o valor oficial do console no Brasil.

Bem, o preço oficial do Nintendo Switch 2 no Brasil ainda é um mistério — mas fique ligado no Voxel para qualquer atualização que possa acontecer nos próximos dias.

O que você achou das novidades de nova geração da Nintendo? Conte suas impressões para a gente em nossas redes sociais!



Tecmundo

Redirecionando…

Mais recentes

PUBLICIDADE

Rolar para cima