A obesidade, um dos principais fatores de risco para doenças como diabetes tipo 2, hipertensão, acidente vascular cerebral (AVC) e várias formas de câncer, segue em crescimento no Brasil. Segundo o Ministério da Saúde, atualmente um em cada três brasileiros (31%) vive com a condição, e a projeção é de alta até 2030: estima-se que 33,4% dos homens e 46,2% das mulheres enfrentarão o problema. Os dados são do Atlas Mundial da Obesidade 2025, divulgado pela Federação Mundial da Obesidade no início deste mês.
No Rio Grande do Norte, o cenário também preocupa. De acordo com o relatório do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan), do Ministério da Saúde, 60% dos adultos potiguares apresentavam sobrepeso ou obesidade em abril de 2025.
Pela definição da Organização Mundial da Saúde (OMS), a obesidade é uma doença crônica, progressiva, recidivante e considerada uma epidemia global. Ela se caracteriza pelo acúmulo excessivo de gordura corporal em níveis que prejudicam a saúde. O diagnóstico geralmente é feito por meio do Índice de Massa Corporal (IMC): valores iguais ou superiores a 30 indicam obesidade, enquanto o intervalo entre 25 e 29,9 aponta sobrepeso. O IMC é calculado dividindo o peso (em quilos) pela altura (em metros) ao quadrado.
“Pessoas que vivem com essa condição necessitam de apoio e frequentemente enfrentam desafios físicos, sociais e psicológicos, pois parte da sociedade ainda não reconhece a obesidade como a doença que realmente é”, explica a nutricionista Raphaella Martins, da Hapvida. Segundo a profissional, o tratamento existe e a perda de peso de forma saudável requer uma mudança de comportamento, envolvendo uma alimentação equilibrada, prática regular de atividade física e acompanhamento por uma equipe multidisciplinar composta por nutricionista, psicólogo e médico.
Redirecionando…
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no X(abre em nova janela)
- Clique para enviar um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Pinterest(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)